- Adquirido em: 18/01/2024
- Preço (incl. impostos e outras despesas): 71 M€
- Rentabilidade: 7.2%
- Contruído em: 1959-1962 (Renovado entre 2018 e 2023)
- Área: 15182 m²
- Tipologia: Escritórios
- Prazo de locação: 6.4 anos
Edíficio
Para a sua primeira aquisição em 2024, o CORUM Eurion aposta tudo na compra do Palazzo di Fuoco no centro de Milão. Com este imóvel de escritórios e de comércio, o fundo continua a reforçar e a diversificar a sua carteira.
A história deste edifício remonta a 1959, altura em que foi construído o Palazzo di Fuoco. Trata-se de uma das mais famosas criações do arquiteto Giulio Minoletti, um reconhecido especialista em urbanismo e design italiano. O edifício tornou-se imediatamente uma das obras mais representativas da Milão do início dos anos 60, acolhida com grande entusiasmo pelo público e pela imprensa da época.
O edifício foi completamente renovado entre 2018 e 2023 pelo vendedor com o objetivo de restaurar os elementos distintivos que o tornaram um sucesso. Os elementos envidraçados a toda a altura criam transparência e uma forte ligação entre o interior e o exterior. Graças à sua grelha luminosa, toda a fachada é uma interface dinâmica com a cidade, comunicando a hora, a temperatura e outras informações aos seus observadores. A renovação também melhorou o desempenho ambiental do edifício, o que lhe valeu algumas das mais altas distinções (EPC A, BREEAM in-use Excellent, etc.).
O edifício faz parte da vida quotidiana dos milaneses há 60 anos, situando-se numa das principais praças no final da maior rua comercial da cidade, a Viale Monza. De facto, é nesta rua que se encontra a maior concentração de lojas de roupa da Europa. Uma rua imperdível para os habitantes locais, mas também para muitos turistas. Este ambiente será ainda mais valorizado com o projeto "LOC26", que prevê a remodelação total da praça para um espaço mais verde, com a instalação de estacionamento para bicicletas, ciclovias e painéis solares, bem como a plantação de uma centena de árvores.
O arrendatário
Seis arrendatários ocupam atualmente o edifício: 3 no espaço de escritórios e 3 no espaço comercial.
O que é que podemos aprender com as três empresas que ocupam os escritórios?
A Coty é uma das maiores empresas de cosméticos do mundo e tem vindo a fazer história há mais de um século. Se o nome Coty não lhe diz nada, é provável que esteja mais familiarizado com as marcas que gere: Calvin Klein, Hugo Boss, Marc Jacobs, Burberry, etc. A empresa alcançou uma receita líquida de quase 5 mil milhões de euros em 2022 e está cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a maior bolsa de valores dos Estados Unidos e, na verdade, do mundo.
A Prima Assicurazioni é uma companhia de seguros líder na Internet, dedicada a proporcionar aos seus clientes uma experiência e um preço de seguro excepcionais. A empresa gere mais de 2,5 milhões de clientes e emprega uma equipa de mais de 700 pessoas.
A WeGreenIt é um "empreiteiro geral" que se ocupa da construção a 360° de projectos imobiliários com uma dimensão ambiental. As suas missões vão desde a conceção do projeto até à gestão do local, incluindo o fornecimento de materiais, a gestão do orçamento e a obtenção de licenças e certificações.
O que podemos aprender com as três empresas que ocupam o espaço comercial?
A Airness é uma marca de equipamento desportivo e o fornecedor preferido de muitos clubes desportivos e adeptos de basquetebol. É também o retalhista oficial de marcas bem conhecidas, como a Air Jordan, a Nike e a Adidas. A loja do Palazzo di Fuoco é considerada a loja de referência da marca.
A DM Drogerie é uma das principais cadeias parafarmacêuticas da Europa. A cadeia alemã oferece uma vasta gama de produtos, desde cosméticos e suplementos alimentares a artigos para o lar. Tem quase 4.000 pontos de venda, emprega cerca de 80.000 pessoas e prevê um volume de negócios de 15,9 mil milhões de euros até 2022.
A PerDormire é uma empresa italiana que concebe, produz e comercializa colchões e roupa de cama. É também um parceiro de referência para hotéis de 4* e 5*, com uma estratégia comercial baseada na qualidade, na personalização e na etiqueta "Made in Italy". Emprega cerca de 500 pessoas.