Política de Privacidade


Conteúdo :

  • Objetivos da presente política
  • Identidade dos processadores de dados e dos subcontratantes
  • Definições
  • Finalidades e base jurídica do tratamento
  • Dados processados
  • Pessoas afetadas
  • Destinatários dos dados
  • Transferência de dados para fora da União Europeia
  • Segurança dos dados
  • Período de conservação dos dados
  • Tratamentos especiais
  • Direitos e exercício dos direitos
  • Natureza da obrigação de fornecer dados pessoais

 

Objetivos da presente política

O Grupo CORUM Butler atribui grande importância à proteção da sua privacidade e dos seus dados pessoais.

Na presente Política de Privacidade, a CORUM Asset Management pertence ao Grupo CORUM Butler ("o Grupo").

Quando visita o sítio Web corum.pt; corumbutler.com (a seguir designados por "Sítios"), podem ser recolhidas determinadas informações. Estas informações podem incluir dados pessoais sobre o utilizador ("Dados Pessoais"). Esta Política de Privacidade, bem como a Política de Cookies, estão disponíveis para o ajudar a compreender melhor as nossas práticas de recolha e processamento de dados pessoais.

Identidade dos processadores de dados e dos subcontratantes

A CORUM Asset Management SAS, 531 636 546 RCS Paris, produtora e gestora da Sociétés Civiles de Placement Immobiliers (SCPI), recolhe e trata os dados pessoais na qualidade de responsável pelo tratamento de dados no âmbito da gestão das suas subscrições e contratos. Também gere uma rede exclusiva de consultores de gestão de património, que tratam os Dados Pessoais na sua própria qualidade de responsáveis pelo tratamento de dados separados.

Para efeitos da presente Política de Privacidade, se determinados termos e expressões utilizados não estiverem definidos no presente artigo, terão o significado que lhes é atribuído pelos Regulamentos aplicáveis relativos ao tratamento de Dados Pessoais.

Regulamentos aplicáveis ao tratamento de dados pessoais

Significa o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados ("RGPD") e a Lei n.º 78-17, de 6 de janeiro de 1978, conhecida como "Informatique et Libertés", alterada pela Lei n.º 2018-493, de 20 de junho de 2018, e pelo Despacho n.º 2018-1125, de 12 de dezembro de 2018, bem como as leis, regulamentos ou textos regulamentares adotados em conformidade com os mesmos.

Dados pessoais

Significa qualquer informação relativa a um Cliente identificado ou identificável. Uma pessoa "identificável" é aquela que pode ser identificada, direta ou indiretamente, nomeadamente por referência a um identificador, como um nome, um número de identificação, dados de localização, um identificador em linha, ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, económica, cultural ou social.

Responsável pelo tratamento de dados

É a pessoa singular ou coletiva que, individualmente ou em conjunto com outras, determina as finalidades e os meios do tratamento.

Responsáveis pelo tratamento de dados distintos

Entidades que partilham dados pessoais para fins próprios e distintos, sem qualquer relação hierárquica ou controlo mútuo sobre o tratamento efetuado por cada uma delas. Cada entidade decide autonomamente sobre as finalidades e os meios de tratamento dos dados que efetua.

Subcontratante

Significa a pessoa singular ou coletiva que trata os dados pessoais em nome do responsável pelo tratamento de dados.

Responsável pela proteção de dados (RPD)

É a pessoa designada pelo Grupo para ser responsável pela gestão dos Dados Pessoais. Esta pessoa é a força motriz da política de conformidade contínua e dinâmica do Grupo e é o representante do Grupo para efeitos de gestão dos seus pedidos de exercício dos seus direitos.

Cliente

Significa um indivíduo que tem uma relação contratual com o Grupo.

Prospeto

Significa uma pessoa que ainda não é cliente do Grupo mas que manifestou interesse nos seus produtos ou serviços. Esta manifestação de interesse pode ser feita por vários meios, tais como o pedido de contacto, a subscrição de uma newsletter, o início de um processo de subscrição ou qualquer outra interação com o Grupo que indique uma potencial relação comercial futura.

Parceiro

Designa uma pessoa singular ou coletiva que distribui ou participa na divulgação dos produtos do Grupo.

 

Finalidades e base jurídica do tratamento
 

O Grupo efetua diversas operações de tratamento, cujas bases jurídicas e finalidades são as seguintes:


•    A execução de medidas pré-contratuais e contratuais para os seguintes fins: 
   o    a gestão das operações necessárias para os produtos ou serviços que subscreveu;
   o    análise de dados, nomeadamente para personalizar os produtos propostos em função do perfil do utilizador;
   o    gerir a relação comercial do Grupo com o utilizador.


•    O seu consentimento para os seguintes fins:
   o    gestão dos cookies sujeitos a consentimento ;
   o    enviar comunicações eletrónicas personalizadas ou não personalizadas sobre os produtos, serviços e notícias do Grupo;
   o    inquéritos e sondagens.


•    O cumprimento das obrigações regulamentares que permitem a prossecução dos seguintes objetivos:
   o    estabelecer provas das transações;
   o    cumprimento do dever de informação e aconselhamento ; 
   o    gestão da contabilidade geral do Grupo;
   o    gestão da cobertura do seguro ;
   o    gerir a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo ;
   o    prevenção e luta contra a fraude ;
   o    gestão dos pedidos oficiais das autoridades de controlo autorizadas;
   o    verificar a natureza do serviço prestado e o conteúdo das informações comunicadas aos Clientes e Prospetos, nomeadamente através da gravação das chamadas telefónicas;
   o    comunicação de informações e documentos de carácter regulamentar.


•    O interesse legítimo em prosseguir os seguintes objetivos:
   o    respostas a pedidos de contacto que o utilizador envia ao Grupo; 
   o    formação dos empregados através da gravação de chamadas telefónicas;
   o    gestão de cookies não sujeitos a consentimento (ver política de cookies);
   o    enviar cartões de felicitações e presentes aos Parceiros.
 

As finalidades prosseguidas com base nos interesses legítimos do Grupo são realizadas no devido respeito pelos seus direitos e liberdades.
Em qualquer caso, e para cada finalidade definida, o Grupo implementará todos os meios ao seu alcance para garantir a segurança e a confidencialidade dos Dados Pessoais que lhe são confiados, em conformidade com as leis e regulamentos em vigor.
 

Dados processados
 

Salvo indicação em contrário, os dados recolhidos pelo Grupo são necessários e obrigatórios para a execução do contrato ou para o cumprimento das nossas obrigações regulamentares.


Em particular, registam-se os seguintes factos:
•    O seu apelido, nome próprio, data de nascimento ;
•    Endereço postal, endereço eletrónico, número de telefone e dados de acesso;
•    As suas informações fiscais, situação familiar, rendimentos e património;
•    Informações sobre a sua formação e situação profissional;
•    Os seus dados bancários
 

Os seus dados são recolhidos diretamente do utilizador pelo Grupo, ou pelos nossos Parceiros ou Clientes (nomeadamente no âmbito de um patrocínio). Nenhum dos seus dados é recolhido pelo Grupo a partir de fontes acessíveis ao público.
 

Pessoas afetadas
 

Os titulares dos dados das operações de tratamento são :
•    Os potenciais clientes que contactam o Grupo para obter informações sobre os produtos e serviços que este oferece;
•    Clientes do grupo ;
•    Parceiros do grupo ;
•    Qualquer utilizador deste sítio Web.
 

Destinatários dos dados
 

Para os fins acima descritos, e apenas para esses fins, os dados recolhidos podem ser transmitidos a alguns ou a todos os destinatários abaixo indicados:
•    Trabalhadores do grupo;
•    Parceiros contratuais do Grupo e subcontratantes ;
•    As autoridades reguladoras e de controlo competentes.
O Grupo pode transferir Dados Pessoais para as suas entidades se tal for necessário para os fins acima mencionados. 
O Grupo toma medidas adequadas e razoáveis para garantir que apenas os funcionários com uma necessidade legítima de aceder aos Dados Pessoais o possam fazer. 
 

Transferência de dados para fora da União Europeia
 

Os dados recolhidos e tratados pelo Grupo estão alojados em França ou na União Europeia. 
Alguns Dados Pessoais podem, no entanto, ser transferidos para fora da União Europeia, quando se recorre a um Subcontratante. Neste caso, o Grupo aplica as medidas necessárias para garantir a segurança dos intercâmbios. Por exemplo :
•    Garantir que a transferência se efectua num país que tenha sido objeto de uma decisão de adequação da Comissão Europeia;
•    Garantir que a transferência constitui um dos casos de isenção previstos no artigo 49-1 do RGPD;
•    Através da aplicação das cláusulas contratuais-tipo da Comissão Europeia.
 

Pode obter uma cópia das medidas existentes enviando um pedido ao responsável pela proteção de dados (RPD):
•    Por correio eletrónico para [email protected],
•    Por correio para o seguinte endereço:
CORUM Butler
Responsável pela proteção de dados
1, rue Euler - 75008 Paris
 

Segurança dos dados
 

O Grupo aplica todas as medidas físicas, técnicas e organizativas necessárias para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos Dados Pessoais. Foram implementados sistemas de acesso restrito para garantir que os seus Dados Pessoais só são acessíveis ao pessoal autorizado, que está ciente das questões de proteção de dados e que foi submetido a uma formação contínua obrigatória.
 

No caso de uma violação de Dados Pessoais que represente um risco para os seus direitos e liberdades, o Grupo notificará este incidente à CNIL dentro do prazo regulamentar. Se esta violação apresentar um risco elevado para os seus direitos e liberdades, o Grupo informá-lo-á o mais rapidamente possível sobre a natureza do incidente e as medidas tomadas para o remediar.
 

O Grupo seleciona criteriosamente os parceiros e subcontratantes que podem ser chamados a tratar os seus Dados Pessoais, garantindo que cumprem as suas obrigações regulamentares em vigor em matéria de segurança dos Dados Pessoais. 
 

Período de conservação dos dados
 

O período de tempo durante o qual conservamos os seus Dados Pessoais varia. É determinado pelos seguintes critérios:
•    A finalidade para a qual os dados pessoais são tratados; são conservados durante o tempo necessário para essa finalidade;
•    A duração e a natureza da sua relação com o Grupo;
•    Obrigações legais e regulamentares em vigor, que podem estabelecer um período mínimo de conservação dos dados pessoais.
 

Objetivos

Prazo de validade

Se o utilizador for um cliente, gerir a nossa relação comercial com o utilizador 

Gestão de contratos : 

  • Base ativa: duração da relação contratual

  • Arquivamento: cinco (5) anos

 

Acompanhamento das relações com os clientes (satisfação, reclamações, serviço pós-venda) :

  • Base ativa: duração do contrato

  • Arquivamento: cinco (5) anos

 

Controlos pré-contratuais e declarações jurídicas : 

  • Base ativa: a duração do procedimento

  • Arquivamento: cinco (5) anos após o termo do contrato

 

Estatísticas de vendas : 

  • Base ativa: duração necessária para atingir o objetivo das estatísticas ou até ao exercício do direito de oposição.

 

Conservação dos dados utilizados para a prospeção : 

  • Três (3) anos a contar da última ação do cliente (resposta a uma mensagem de correio eletrónico, clique numa ligação de hipertexto, ligação ao espaço cliente, etc.).

Se o utilizador for um Prospeto, gerir a nossa relação comercial com o utilizador 

Conservação dos dados utilizados para a prospeção : 

Prospetos: três (3) anos a contar da última ação realizada pelo prospeto (resposta a uma mensagem de correio eletrónico, clique numa ligação de hipertexto, etc.).

Se o utilizador for um parceiro, gerir a nossa relação comercial com o utilizador

Conservação dos dados relativos à gestão da relação :

  • Base ativa: três (3) anos a contar do termo do contrato

  • Arquivamento: cinco (5) anos após o termo do contrato

Registo de registos de ligação a contas de clientes e parceiros

Conservação dos registos de ligação à sua área de clientes ou parceiros: 

  • Seis (6) meses

 

Gerir as nossas contas gerais

Conservação dos dados necessários para efeitos fiscais (faturas): o exercício em curso, mais dez (10) anos a contar do final do exercício.

Gerir a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo

Durante a vigência da relação contratual e, posteriormente, cinco (5) anos após o termo do contrato.

Gestão dos pedidos oficiais das autoridades de controlo autorizadas

Conservação dos dados para responder às exigências das autoridades (CNIL, AMF, ACPR, etc.): até ao termo do procedimento em causa e, seguidamente, cinco (5) anos após o termo do procedimento em causa. 

Apresentação de relatórios às autoridades de controlo 

Os relatórios são conservados durante cinco (5) anos. 

Estabelecimento de provas de transações

Durante a vigência da relação contratual e, posteriormente, cinco (5) anos após o termo do contrato.

Gravação e transcrição de conversas telefónicas para facilitar a verificação de que as operações foram efetuadas corretamente e de acordo com as instruções dadas pelos comitentes

As gravações são conservadas durante cinco (5) anos a partir da data da chamada.

As transcrições são conservadas durante doze (12) meses a partir da data da chamada. 

Gestão dos dossiers de sinistros

Cinco (5) anos a partir da data de recolha ou do último contacto do Prospetor

Gerir os pedidos de exercício de direitos

Os pedidos de exercício de direitos são conservados durante cinco (5) anos a contar do final do ano civil em que o pedido foi efetuado.

Respostas aos seus pedidos de contacto

Conservação dos pedidos (para além dos pedidos de exercício de direitos) :  

  • Base ativa: três (3) anos após o último 

  • Arquivo intermédio: cinco (5) anos (prescrição civil)

 

 

Direitos e exercício dos direitos
 

Em conformidade com o artigo 13.º, n.º 2, alínea b), do RGPD, todas as pessoas em causa são informadas dos direitos que podem exercer a qualquer momento junto do Grupo:

Direitos

Outras informações

Direito de acesso

O utilizador tem o direito de solicitar, gratuitamente, uma cópia dos seus dados pessoais detidos (direta ou indiretamente). No entanto, se esse pedido for considerado não razoável ou excessivo, o Grupo reserva-se o direito de cobrar uma taxa pela resposta a esse pedido de acesso.

Direito de oposição

O utilizador tem o direito de se opor, a qualquer momento, ao tratamento dos seus Dados Pessoais em relação a comunicações comerciais por correio eletrónico ou telefone, incluindo ofertas e notícias sobre os nossos produtos. Também tem o direito de retirar o seu consentimento para o marketing direto em qualquer altura.

De acordo com as obrigações legais e regulamentares, o direito de oposição não se aplica à gestão do seu contrato.

Direito de retificação

O utilizador tem o direito de solicitar ao Grupo que atualize ou corrija os seus dados pessoais.

Direito ao apagamento

Os potenciais clientes e os clientes que já não tenham uma relação contratual com o Grupo, para além dos períodos de retenção legais e regulamentares, podem solicitar a eliminação dos seus dados pessoais. 

Direito de restringir o tratamento

O utilizador tem o direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais se considerar que as informações detidas pelo Grupo são incorretas ou se considerar que a sua utilização é ilegal. Se este direito for exercido de forma legítima, o Grupo suspenderá o tratamento dos seus dados pessoais até à resolução do problema.

Direito à portabilidade dos dados

O utilizador tem o direito de solicitar ao Grupo uma cópia dos seus dados pessoais num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática. Além disso, pode solicitar que os seus dados pessoais sejam transferidos para outro responsável pelo tratamento de dados, se tal for tecnicamente possível. Este direito aplica-se nas seguintes condições:

(1) O Grupo trata os seus Dados Pessoais com o seu consentimento ou o tratamento é necessário para a execução de um contrato celebrado com o utilizador - e ;

(2) O tratamento é efectuado automaticamente.

 

Para exercer estes direitos, contacte o responsável pela proteção de dados (RPD):
•    Por correio eletrónico para [email protected],
•    Por correio para o seguinte endereço:
CORUM Butler
Delegado para a proteção de dados
1, rue Euler - 75008 Paris,
 

Se, após ter contactado o RPD do Grupo, considerar que os seus direitos em relação aos seus dados não foram respeitados, pode apresentar uma queixa à CNIL (queixa CNIL) no sítio Web da CNIL, utilizando o teleserviço de queixas em linha, ou por correio, escrevendo para : CNIL - Service des Plaintes - 3 Place de Fontenoy - TSA 80715 - 75334 PARIS CEDEX 07.
 

Protegido pela Lei n.º 2014-344, de 17 de março de 2014, relativa às questões de consumo, pode recusar-se a ser contactado e registar-se no sítio Web www.bloctel.gouv.fr, serviço de oposição telefónica BLOCTEL, de forma 100% gratuita.
 

O Grupo compromete-se a garantir que a recolha e o tratamento de dados pessoais, efetuados através do site www.corum.pt , dos documentos contratuais  , dos percursos de subscrição digital ou de qualquer outro meio, respeitam o RGPD e a lei francesa de proteção de dados.
 

Natureza da obrigação de fornecer dados pessoais
 

O fornecimento de Dados Pessoais é de natureza regulamentar ou contratual para os fins enumerados correspondentes à execução de medidas pré-contratuais e contratuais, bem como para os fins correspondentes ao cumprimento de obrigações regulamentares. Nestes casos, se solicitar a eliminação dos Dados Pessoais ou recusar o fornecimento dos dados, deixará de poder assinar ou continuar a execução do contrato.



Conteúdo :

  • Objetivos da presente política
  • Identidade dos processadores de dados e dos subcontratantes
  • Definições
  • Finalidades e base jurídica do tratamento
  • Dados processados
  • Pessoas afetadas
  • Destinatários dos dados
  • Transferência de dados para fora da União Europeia
  • Segurança dos dados
  • Período de conservação dos dados
  • Tratamentos especiais
  • Direitos e exercício dos direitos
  • Natureza da obrigação de fornecer dados pessoais

 

Objetivos da presente política

O Grupo CORUM Butler atribui grande importância à proteção da sua privacidade e dos seus dados pessoais.

Na presente Política de Privacidade, a CORUM Asset Management pertence ao Grupo CORUM Butler ("o Grupo").

Quando visita o sítio Web corum.pt; corumbutler.com (a seguir designados por "Sítios"), podem ser recolhidas determinadas informações. Estas informações podem incluir dados pessoais sobre o utilizador ("Dados Pessoais"). Esta Política de Privacidade, bem como a Política de Cookies, estão disponíveis para o ajudar a compreender melhor as nossas práticas de recolha e processamento de dados pessoais.

Identidade dos processadores de dados e dos subcontratantes

A CORUM Asset Management SAS, 531 636 546 RCS Paris, produtora e gestora da Sociétés Civiles de Placement Immobiliers (SCPI), recolhe e trata os dados pessoais na qualidade de responsável pelo tratamento de dados no âmbito da gestão das suas subscrições e contratos. Também gere uma rede exclusiva de consultores de gestão de património, que tratam os Dados Pessoais na sua própria qualidade de responsáveis pelo tratamento de dados separados.

Para efeitos da presente Política de Privacidade, se determinados termos e expressões utilizados não estiverem definidos no presente artigo, terão o significado que lhes é atribuído pelos Regulamentos aplicáveis relativos ao tratamento de Dados Pessoais.

Regulamentos aplicáveis ao tratamento de dados pessoais

Significa o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados ("RGPD") e a Lei n.º 78-17, de 6 de janeiro de 1978, conhecida como "Informatique et Libertés", alterada pela Lei n.º 2018-493, de 20 de junho de 2018, e pelo Despacho n.º 2018-1125, de 12 de dezembro de 2018, bem como as leis, regulamentos ou textos regulamentares adotados em conformidade com os mesmos.

Dados pessoais

Significa qualquer informação relativa a um Cliente identificado ou identificável. Uma pessoa "identificável" é aquela que pode ser identificada, direta ou indiretamente, nomeadamente por referência a um identificador, como um nome, um número de identificação, dados de localização, um identificador em linha, ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, económica, cultural ou social.

Responsável pelo tratamento de dados

É a pessoa singular ou coletiva que, individualmente ou em conjunto com outras, determina as finalidades e os meios do tratamento.

Responsáveis pelo tratamento de dados distintos

Entidades que partilham dados pessoais para fins próprios e distintos, sem qualquer relação hierárquica ou controlo mútuo sobre o tratamento efetuado por cada uma delas. Cada entidade decide autonomamente sobre as finalidades e os meios de tratamento dos dados que efetua.

Subcontratante

Significa a pessoa singular ou coletiva que trata os dados pessoais em nome do responsável pelo tratamento de dados.

Responsável pela proteção de dados (RPD)

É a pessoa designada pelo Grupo para ser responsável pela gestão dos Dados Pessoais. Esta pessoa é a força motriz da política de conformidade contínua e dinâmica do Grupo e é o representante do Grupo para efeitos de gestão dos seus pedidos de exercício dos seus direitos.

Cliente

Significa um indivíduo que tem uma relação contratual com o Grupo.

Prospeto

Significa uma pessoa que ainda não é cliente do Grupo mas que manifestou interesse nos seus produtos ou serviços. Esta manifestação de interesse pode ser feita por vários meios, tais como o pedido de contacto, a subscrição de uma newsletter, o início de um processo de subscrição ou qualquer outra interação com o Grupo que indique uma potencial relação comercial futura.

Parceiro

Designa uma pessoa singular ou coletiva que distribui ou participa na divulgação dos produtos do Grupo.

 

Finalidades e base jurídica do tratamento
 

O Grupo efetua diversas operações de tratamento, cujas bases jurídicas e finalidades são as seguintes:


•    A execução de medidas pré-contratuais e contratuais para os seguintes fins: 
   o    a gestão das operações necessárias para os produtos ou serviços que subscreveu;
   o    análise de dados, nomeadamente para personalizar os produtos propostos em função do perfil do utilizador;
   o    gerir a relação comercial do Grupo com o utilizador.


•    O seu consentimento para os seguintes fins:
   o    gestão dos cookies sujeitos a consentimento ;
   o    enviar comunicações eletrónicas personalizadas ou não personalizadas sobre os produtos, serviços e notícias do Grupo;
   o    inquéritos e sondagens.


•    O cumprimento das obrigações regulamentares que permitem a prossecução dos seguintes objetivos:
   o    estabelecer provas das transações;
   o    cumprimento do dever de informação e aconselhamento ; 
   o    gestão da contabilidade geral do Grupo;
   o    gestão da cobertura do seguro ;
   o    gerir a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo ;
   o    prevenção e luta contra a fraude ;
   o    gestão dos pedidos oficiais das autoridades de controlo autorizadas;
   o    verificar a natureza do serviço prestado e o conteúdo das informações comunicadas aos Clientes e Prospetos, nomeadamente através da gravação das chamadas telefónicas;
   o    comunicação de informações e documentos de carácter regulamentar.


•    O interesse legítimo em prosseguir os seguintes objetivos:
   o    respostas a pedidos de contacto que o utilizador envia ao Grupo; 
   o    formação dos empregados através da gravação de chamadas telefónicas;
   o    gestão de cookies não sujeitos a consentimento (ver política de cookies);
   o    enviar cartões de felicitações e presentes aos Parceiros.
 

As finalidades prosseguidas com base nos interesses legítimos do Grupo são realizadas no devido respeito pelos seus direitos e liberdades.
Em qualquer caso, e para cada finalidade definida, o Grupo implementará todos os meios ao seu alcance para garantir a segurança e a confidencialidade dos Dados Pessoais que lhe são confiados, em conformidade com as leis e regulamentos em vigor.
 

Dados processados
 

Salvo indicação em contrário, os dados recolhidos pelo Grupo são necessários e obrigatórios para a execução do contrato ou para o cumprimento das nossas obrigações regulamentares.


Em particular, registam-se os seguintes factos:
•    O seu apelido, nome próprio, data de nascimento ;
•    Endereço postal, endereço eletrónico, número de telefone e dados de acesso;
•    As suas informações fiscais, situação familiar, rendimentos e património;
•    Informações sobre a sua formação e situação profissional;
•    Os seus dados bancários
 

Os seus dados são recolhidos diretamente do utilizador pelo Grupo, ou pelos nossos Parceiros ou Clientes (nomeadamente no âmbito de um patrocínio). Nenhum dos seus dados é recolhido pelo Grupo a partir de fontes acessíveis ao público.
 

Pessoas afetadas
 

Os titulares dos dados das operações de tratamento são :
•    Os potenciais clientes que contactam o Grupo para obter informações sobre os produtos e serviços que este oferece;
•    Clientes do grupo ;
•    Parceiros do grupo ;
•    Qualquer utilizador deste sítio Web.
 

Destinatários dos dados
 

Para os fins acima descritos, e apenas para esses fins, os dados recolhidos podem ser transmitidos a alguns ou a todos os destinatários abaixo indicados:
•    Trabalhadores do grupo;
•    Parceiros contratuais do Grupo e subcontratantes ;
•    As autoridades reguladoras e de controlo competentes.
O Grupo pode transferir Dados Pessoais para as suas entidades se tal for necessário para os fins acima mencionados. 
O Grupo toma medidas adequadas e razoáveis para garantir que apenas os funcionários com uma necessidade legítima de aceder aos Dados Pessoais o possam fazer. 
 

Transferência de dados para fora da União Europeia
 

Os dados recolhidos e tratados pelo Grupo estão alojados em França ou na União Europeia. 
Alguns Dados Pessoais podem, no entanto, ser transferidos para fora da União Europeia, quando se recorre a um Subcontratante. Neste caso, o Grupo aplica as medidas necessárias para garantir a segurança dos intercâmbios. Por exemplo :
•    Garantir que a transferência se efectua num país que tenha sido objeto de uma decisão de adequação da Comissão Europeia;
•    Garantir que a transferência constitui um dos casos de isenção previstos no artigo 49-1 do RGPD;
•    Através da aplicação das cláusulas contratuais-tipo da Comissão Europeia.
 

Pode obter uma cópia das medidas existentes enviando um pedido ao responsável pela proteção de dados (RPD):
•    Por correio eletrónico para [email protected],
•    Por correio para o seguinte endereço:
CORUM Butler
Responsável pela proteção de dados
1, rue Euler - 75008 Paris
 

Segurança dos dados
 

O Grupo aplica todas as medidas físicas, técnicas e organizativas necessárias para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos Dados Pessoais. Foram implementados sistemas de acesso restrito para garantir que os seus Dados Pessoais só são acessíveis ao pessoal autorizado, que está ciente das questões de proteção de dados e que foi submetido a uma formação contínua obrigatória.
 

No caso de uma violação de Dados Pessoais que represente um risco para os seus direitos e liberdades, o Grupo notificará este incidente à CNIL dentro do prazo regulamentar. Se esta violação apresentar um risco elevado para os seus direitos e liberdades, o Grupo informá-lo-á o mais rapidamente possível sobre a natureza do incidente e as medidas tomadas para o remediar.
 

O Grupo seleciona criteriosamente os parceiros e subcontratantes que podem ser chamados a tratar os seus Dados Pessoais, garantindo que cumprem as suas obrigações regulamentares em vigor em matéria de segurança dos Dados Pessoais. 
 

Período de conservação dos dados
 

O período de tempo durante o qual conservamos os seus Dados Pessoais varia. É determinado pelos seguintes critérios:
•    A finalidade para a qual os dados pessoais são tratados; são conservados durante o tempo necessário para essa finalidade;
•    A duração e a natureza da sua relação com o Grupo;
•    Obrigações legais e regulamentares em vigor, que podem estabelecer um período mínimo de conservação dos dados pessoais.
 

Objetivos

Prazo de validade

Se o utilizador for um cliente, gerir a nossa relação comercial com o utilizador 

Gestão de contratos : 

  • Base ativa: duração da relação contratual

  • Arquivamento: cinco (5) anos

 

Acompanhamento das relações com os clientes (satisfação, reclamações, serviço pós-venda) :

  • Base ativa: duração do contrato

  • Arquivamento: cinco (5) anos

 

Controlos pré-contratuais e declarações jurídicas : 

  • Base ativa: a duração do procedimento

  • Arquivamento: cinco (5) anos após o termo do contrato

 

Estatísticas de vendas : 

  • Base ativa: duração necessária para atingir o objetivo das estatísticas ou até ao exercício do direito de oposição.

 

Conservação dos dados utilizados para a prospeção : 

  • Três (3) anos a contar da última ação do cliente (resposta a uma mensagem de correio eletrónico, clique numa ligação de hipertexto, ligação ao espaço cliente, etc.).

Se o utilizador for um Prospeto, gerir a nossa relação comercial com o utilizador 

Conservação dos dados utilizados para a prospeção : 

Prospetos: três (3) anos a contar da última ação realizada pelo prospeto (resposta a uma mensagem de correio eletrónico, clique numa ligação de hipertexto, etc.).

Se o utilizador for um parceiro, gerir a nossa relação comercial com o utilizador

Conservação dos dados relativos à gestão da relação :

  • Base ativa: três (3) anos a contar do termo do contrato

  • Arquivamento: cinco (5) anos após o termo do contrato

Registo de registos de ligação a contas de clientes e parceiros

Conservação dos registos de ligação à sua área de clientes ou parceiros: 

  • Seis (6) meses

 

Gerir as nossas contas gerais

Conservação dos dados necessários para efeitos fiscais (faturas): o exercício em curso, mais dez (10) anos a contar do final do exercício.

Gerir a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo

Durante a vigência da relação contratual e, posteriormente, cinco (5) anos após o termo do contrato.

Gestão dos pedidos oficiais das autoridades de controlo autorizadas

Conservação dos dados para responder às exigências das autoridades (CNIL, AMF, ACPR, etc.): até ao termo do procedimento em causa e, seguidamente, cinco (5) anos após o termo do procedimento em causa. 

Apresentação de relatórios às autoridades de controlo 

Os relatórios são conservados durante cinco (5) anos. 

Estabelecimento de provas de transações

Durante a vigência da relação contratual e, posteriormente, cinco (5) anos após o termo do contrato.

Gravação e transcrição de conversas telefónicas para facilitar a verificação de que as operações foram efetuadas corretamente e de acordo com as instruções dadas pelos comitentes

As gravações são conservadas durante cinco (5) anos a partir da data da chamada.

As transcrições são conservadas durante doze (12) meses a partir da data da chamada. 

Gestão dos dossiers de sinistros

Cinco (5) anos a partir da data de recolha ou do último contacto do Prospetor

Gerir os pedidos de exercício de direitos

Os pedidos de exercício de direitos são conservados durante cinco (5) anos a contar do final do ano civil em que o pedido foi efetuado.

Respostas aos seus pedidos de contacto

Conservação dos pedidos (para além dos pedidos de exercício de direitos) :  

  • Base ativa: três (3) anos após o último 

  • Arquivo intermédio: cinco (5) anos (prescrição civil)

 

 

Direitos e exercício dos direitos
 

Em conformidade com o artigo 13.º, n.º 2, alínea b), do RGPD, todas as pessoas em causa são informadas dos direitos que podem exercer a qualquer momento junto do Grupo:

Direitos

Outras informações

Direito de acesso

O utilizador tem o direito de solicitar, gratuitamente, uma cópia dos seus dados pessoais detidos (direta ou indiretamente). No entanto, se esse pedido for considerado não razoável ou excessivo, o Grupo reserva-se o direito de cobrar uma taxa pela resposta a esse pedido de acesso.

Direito de oposição

O utilizador tem o direito de se opor, a qualquer momento, ao tratamento dos seus Dados Pessoais em relação a comunicações comerciais por correio eletrónico ou telefone, incluindo ofertas e notícias sobre os nossos produtos. Também tem o direito de retirar o seu consentimento para o marketing direto em qualquer altura.

De acordo com as obrigações legais e regulamentares, o direito de oposição não se aplica à gestão do seu contrato.

Direito de retificação

O utilizador tem o direito de solicitar ao Grupo que atualize ou corrija os seus dados pessoais.

Direito ao apagamento

Os potenciais clientes e os clientes que já não tenham uma relação contratual com o Grupo, para além dos períodos de retenção legais e regulamentares, podem solicitar a eliminação dos seus dados pessoais. 

Direito de restringir o tratamento

O utilizador tem o direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais se considerar que as informações detidas pelo Grupo são incorretas ou se considerar que a sua utilização é ilegal. Se este direito for exercido de forma legítima, o Grupo suspenderá o tratamento dos seus dados pessoais até à resolução do problema.

Direito à portabilidade dos dados

O utilizador tem o direito de solicitar ao Grupo uma cópia dos seus dados pessoais num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática. Além disso, pode solicitar que os seus dados pessoais sejam transferidos para outro responsável pelo tratamento de dados, se tal for tecnicamente possível. Este direito aplica-se nas seguintes condições:

(1) O Grupo trata os seus Dados Pessoais com o seu consentimento ou o tratamento é necessário para a execução de um contrato celebrado com o utilizador - e ;

(2) O tratamento é efectuado automaticamente.

 

Para exercer estes direitos, contacte o responsável pela proteção de dados (RPD):
•    Por correio eletrónico para [email protected],
•    Por correio para o seguinte endereço:
CORUM Butler
Delegado para a proteção de dados
1, rue Euler - 75008 Paris,
 

Se, após ter contactado o RPD do Grupo, considerar que os seus direitos em relação aos seus dados não foram respeitados, pode apresentar uma queixa à CNIL (queixa CNIL) no sítio Web da CNIL, utilizando o teleserviço de queixas em linha, ou por correio, escrevendo para : CNIL - Service des Plaintes - 3 Place de Fontenoy - TSA 80715 - 75334 PARIS CEDEX 07.
 

Protegido pela Lei n.º 2014-344, de 17 de março de 2014, relativa às questões de consumo, pode recusar-se a ser contactado e registar-se no sítio Web www.bloctel.gouv.fr, serviço de oposição telefónica BLOCTEL, de forma 100% gratuita.
 

O Grupo compromete-se a garantir que a recolha e o tratamento de dados pessoais, efetuados através do site www.corum.pt , dos documentos contratuais  , dos percursos de subscrição digital ou de qualquer outro meio, respeitam o RGPD e a lei francesa de proteção de dados.
 

Natureza da obrigação de fornecer dados pessoais
 

O fornecimento de Dados Pessoais é de natureza regulamentar ou contratual para os fins enumerados correspondentes à execução de medidas pré-contratuais e contratuais, bem como para os fins correspondentes ao cumprimento de obrigações regulamentares. Nestes casos, se solicitar a eliminação dos Dados Pessoais ou recusar o fornecimento dos dados, deixará de poder assinar ou continuar a execução do contrato.