- Adquirido em: 15/09/2023
- Preço (incl. impostos e outras despesas): 18 M€
- Rentabilidade: 7.4%
- Contruído em: 2013
- Área: 12580 m²
- Tipologia: Hotéis
- Prazo de locação: 18.7 anos
Edíficio
O CORUM XL leva-o até à costa inglesa, com uma nova compra em Liverpool, uma cidade sinónimo de futebol e dos Beatles, mas também uma cidade cheia de história. Sabia que no século XIX, Liverpool era o símbolo da revolução industrial e uma das cidades mais modernas do mundo. Um século mais tarde, tornou-se um emblema da indústria discográfica, com o aumento da popularidade dos lendários Beatles. Atualmente, Liverpool continua a ser um dos destinos turísticos mais populares do Reino Unido.
E turismo significa hotéis e lojas. O imóvel adquirido pelo fundo CORUM XL inclui um hotel, uma loja e um parque de estacionamento coberto, de grandes dimensões. Esta aquisição diversifica o portefólio do CORUM XL, que já está investido em 11 países e 6 setores de atividade. Trata-se de uma estratégia de diversificação que a CORUM tem seguido desde o início, a fim de repartir os riscos e amortecer os choques provocados pelas crises que afectam um determinado país ou setor, preservando assim a rentabilidade da carteira. Voltemos ao nosso edifício: está situado a uma curta distância a pé da orla marítima, numa das principais ruas de Liverpool, no coração de uma zona de lazer dinâmica. A zona é particularmente atrativa devido à sua proximidade com o famoso museu Cavern Club, que alberga uma série de recordações dos Beatles.
O arrendatário
Provavelmente já ouviu falar do grupo hoteleiro francês Accor? Número um na Europa e número seis no mundo. Em poucos números, a Accor representa um volume de negócios de mais de 4,2 mil milhões de euros em 2022 e 5.200 estabelecimentos em cerca de cem países. Fundada em 1967, tem atualmente mais de 50 marcas, incluindo Ibis, Mercure, Novotel e Sofitel.
O grupo Tesco, que ocupa o rés do chão, é o principal retalhista alimentar do Reino Unido e da Irlanda e o terceiro maior do mundo. Lançada em 1953, a Tesco emprega 530 000 pessoas nas suas 4 859 lojas em 12 países.
O estacionamento, por sua vez, é gerido pelo grupo holandês Q-Park, um dos maiores atores do mercado europeu de estacionamento. De facto, é um dos 5 maiores.
A cereja no topo do bolo é o facto de, no momento da compra, o edifício estar totalmente ocupado com contratos de arrendamento de mais de 18 anos. O que é que os investidores ganham com isso? Por um lado, os arrendatários estão a confirmar o seu compromisso de muito longo prazo com o edifício e, por outro, estão a assumir todos os custos e obras durante este período. Isto significa custos mais baixos para o fundo, e mais dividendos potenciais para si.