Artigos

Manter os objetivos de desempenho e aumentar o valor das ações

Frédéric Puzin e Philippe Cervesi respondem a uma pergunta de um investidor: "Como é possível manter e aumentar o valor das unidades do fundo enquanto vendem propriedades e distribuem ganhos de capital?"

Frédéric Puzin, Fundador da CORUM:

Existem duas formas de gestão em geral. Há uma abordagem que consiste em seguir o mercado e os índices de crescimento, e depois há outra abordagem muito mais empreendedora, que é a que defendemos na CORUM, a do dinheiro. A única coisa que conta no final do dia é o dinheiro que chega à sua conta bancária. O aumento do valor da ação está ligado a avaliações, particularmente dos edifícios. Mas a verdadeira criação de valor é quando se vende um edifício e se gera um ganho de capital. Portanto, nem sempre geramos valor acrescentado, vou ser muito transparente sobre isso, não somos génios. 

Mas a abordagem consiste em vender um edifício, gerar um ganho de capital e transferir imediatamente o ganho de capital para a sua conta bancária, do investidor.

Para nós, esta é a abordagem empreendedora da gestão de investimentos e esta é a abordagem empreendedora que temos em relação aos bens imóveis.

 

Philippe Cervesi, Diretor de Investimentos Imobiliários da CORUM:

Como é que conseguimos? Frédéric explicou-o muito bem, nós não somos génios. Há duas coisas que constituem a essência da nossa gestão. A primeira é que não temos medo de sair da nossa zona de conforto, não temos medo de ir e investir noutro lugar, de investir noutros países, de o fazer numa língua diferente, de ter equipas estrangeiras e não temos medo de comprar e vender coisas que por vezes são um pouco contraintuitivas.

Recordo que em 2015-2016 o sentimento no mercado era dizer que o fundo CORUM Origin gerava desempenho porque era focado em logística. Isto era completamente falso porque na altura tínhamos 20% de logística na carteira. Acontece que hoje em dia o setor da logística aumentou significativamente em valor. Porque é que temos de fazer um compromisso entre a venda e o valor das ações? O valor da ação é teórico, pode ter um preço que aumenta durante dez anos, mas se algo importante acontecer no mercado, nunca obterá o dinheiro que provém deste aumento do valor. O ganho de capital no dia em que é gerado é pago a si, está na sua conta. É dinheiro que pode usar amanhã para comprar um presente de Natal, para comprar um presente para os seus filhos, é algo que é real. Faz parte da essência da nossa gestão: quando há um aumento de valor, por vezes é preciso saber torna-lo realidade.

 

Frédéric Puzin, Fundador da CORUM:

Só para concluir sobre este ponto, existe um paradoxo. Se levarmos o nosso raciocínio até à sua conclusão lógica, cada vez que temos um edifício que aumenta de valor, devemos vendê-lo. O problema é que se cada vez que tiver um edifício que aumente de valor tem de o vender, venderá muito. E uma vez vendido, tem de se reinvestir. Portanto, não se pode vender tudo ao mesmo tempo porque haveria muito dinheiro que não seria reinvestido, e muito rendimento que não entraria, porque não haveria renda a ser paga. Além disso, não podemos vender tudo, já que temos de esperar 5 anos antes de vender um edifício adquirido. Assim, hoje em dia, temos a sorte de ter um fundo com uma boa maturidade de 10 anos, é suficientemente grande para começar a vender de uma forma bastante significativa os edifícios sobre os quais consideramos que é altura de vender. Porque são edifícios que aumentaram de valor, ou porque são edifícios/arrendatários que começam a estar em risco, ou porque atingimos o valor máximo. O que começámos a fazer este ano, verá muito mais regularmente nos próximos anos e isto deve-se à dimensão do seu fundo.

 

Investir em fundos imobiliários é um investimento a longo prazo que envolve riscos. Comprar ações nos fundos CORUM Origin e CORUM XL é um investimento imobiliário. Como todos os investimentos imobiliários, é um investimento a longo prazo com liquidez limitada. Recomendamos um período de investimento de 10 anos. Existe o risco de perda de capital. Além disso, o rendimento não é garantido e dependerá da evolução do mercado imobiliário e da taxa de câmbio. Note que a sociedade gestora não garante o resgate das suas unidades. Finalmente, como com qualquer investimento, lembre-se que o desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.