Artigos

CORUM Origin: o preço da ação voltou a aumentar

O preço de subscrição da unidade do fundo CORUM Origin aumentou em 45 euros, de 1.090 para 1.135 euros, incluindo taxas de subscrição e comissões. Porquê? Para manter o preço unitário o mais próximo possível do valor dos ativos do fundo, um forte compromisso da CORUM. Reflectindo a gestão eficiente do fundo e a qualidade dos seus ativos, esta revalorização assegura também a equidade entre investidores históricos e novos participantes.

Um aumento regular no valor
CORUM anunciou um aumento de 4,1% no preço unitário do fundo CORUM Origin, de 1.090 euros para 1.135 euros. Este é o sétimo aumento em dez anos para o histórico fundo da CORUM, que foi lançado a 1.000 euros por unidade (incluindo taxas de subscrição e comissão) em 2012, representando um aumento de 13,5% em 10 anos.

Qualidade dos ativos e da gestão
O aumento do preço unitário é a prova de que o fundo tem um portfólio de qualidade, capaz de aumentar de valor porque foi adquirido a um preço bem negociado, está estrategicamente localizado e é alugado a arrendatários sólidos. Reflecte a perícia da CORUM ao longo de toda a cadeia de valor, desde a seleção de edifícios até à gestão do arrendamento.

Esta valorização reflete o trabalho de desenvolvimento realizado no fundo CORUM Origin desde 2019. A fim de oferecer um desempenho potencial aos seus investidores, a CORUM procura, tanto quanto possível, propriedades que não só ofereçam um elevado rendimento, mas também tenham o potencial de valorização. Esta abordagem é ainda mais verdadeira no contexto da crise sanitária: a CORUM tem sido capaz de aproveitar novas oportunidades em propriedades adquiridas abaixo do valor de mercado e já está a colher os benefícios.

Nove aquisições foram feitas em 2021, por um total de 225 milhões de euros. Estas incluem um edifício de escritórios em Roma (Itália) comprado por 7 milhões de euros e oferecendo um rendimento de 9,5% no momento da aquisição; um edifício de escritórios e comércio a retalho em Bolonha (Itália) comprado por 17 milhões de euros e oferecendo um rendimento de 8,3% no momento da aquisição; e um edifício de escritórios em Nieuwegein (Holanda) comprado por 48 milhões de euros e oferecendo um rendimento de 7,5% no momento da aquisição.

Cristalizar o aumento do valor dos ativos para os investidores
O aumento do preço unitário permite-nos oferecer aos investidores um valor unitário em linha com o valor avaliado dos ativos e assegurar a equidade entre os parceiros históricos e os novos participantes.

Os investidores que já estão presentes têm a satisfação de ver os seus activos apreciados: o aumento do preço das ações reflecte o aumento do valor dos ativos, que, até ser redimido, não é adquirido pelo investidor. A valorização da cotação das acções reflecte também um enviesamento por parte da direção. A fim de fixar o preço unitário, o gestor está legalmente autorizado a um intervalo de +/- 10% do valor de reconstituição dos ativos do fundo (ou seja, o valor avaliado dos seus ativos, incluindo o seu dinheiro disponível, e incluindo os custos que teriam de ser incorridos para reconstituir os ativos de forma idêntica). Decidir sobre uma revalorização é, portanto, uma escolha sólida para os gestores da CORUM. E melhor do que uma noção obscura de desempenho global, que se tornou o novo padrão mesmo não reflectindo qualquer realidade para os investidores, a revalorização do preço da unidade traduz-se num desempenho real para os investidores, tanto tangível como intangível. É combinado com quaisquer ganhos de capital provenientes da venda de propriedades, que são distribuídos aos investidores; em 2021, os 27,5 milhões de euros em ganhos de capital geraram 1,25% do desempenho total do fundo CORUM Origin.

Quanto a novos investidores, tornam-se parceiros num fundo que demonstrou a sua capacidade e vontade de aumentar regularmente o seu preço unitário. Este é um sinal positivo, mesmo que, lembremo-nos, o desempenho passado não seja garantia de desempenho futuro.

CORUM Origin, 10 anos de promessas cumpridas
Em 2021, pelo décimo ano consecutivo, CORUM Origin atingiu ou até excedeu o seu objetivo de desempenho de 6%, tendo mesmo registado um desempenho notável de 7,03%* durante esse ano, apesar de um contexto global incerto. Este desempenho deve-se em particular a ganhos de capital resultantes da venda de edifícios por cerca de 150 milhões de euros.  

Frédéric Puzin, fundador da CORUM, afirmou: "O aumento do preço das ações do CORUM Origin destaca as oportunidades capturadas pelos gestores do fundo ao longo dos últimos dois anos, apesar da crise sanitária. Investimos na zona euro com o objetivo de aproveitar as oportunidades do mercado antes que estas se tornem oportunidades. Esta estratégia continua a dar frutos para os nossos investidores. Como nos comprometemos a fazer, estamos a reavaliar o preço unitário do fundo CORUM Origin em 4,1% a fim de cristalizar o aumento do valor dos ativos e passá-lo para os nossos investidores. É aqui que entra o verdadeiro desempenho para os nossos clientes, em vez das noções vagas de desempenho global que são por vezes difíceis de compreender para as pessoas comuns...".

Os fundos CORUM são um investimento imobiliário. São investimentos a longo prazo que não oferecem qualquer garantia de retorno ou desempenho e implicam um risco de perda de capital, os rendimentos não são garantidos e dependerão da evolução dos mercados imobiliários. O desempenho passado não é garantia de desempenho futuro. As aquisições e vendas feitas pelo CORUM Origin não são uma garantia de desempenho futuro. 

Números-chave em 31 de Dezembro de 2021 :

  • 39,020 parceiros  
  • Capitalização: 2,214 mil milhões de euros  
  • Taxa de ocupação financeira: 96.09%
  • 137 propriedades com uma superfície total de 1,32 milhões m2  
  • 292 arrendatários com um prazo de arrendamento residual (duração média de tempo em que os arrendatários se comprometem a pagar renda) de 6,79 anos

* Rendimento: taxa de distribuição, definida como o dividendo bruto, antes de impostos nacionais e estrangeiros (pagos pelo fundo em nome do sócio), paga em relação ao ano N (incluindo dividendos provisórios excecionais e participação nas mais-valias distribuídas, 1,25% em 2021) dividida pelo preço de subscrição da unidade em 1 de Janeiro do ano N. Este indicador mede o desempenho financeiro anual do CORUM Origin. 

A Taxa Interna de Retorno é de 6,60% em 10 anos e mede a rentabilidade do investimento ao longo de um determinado período. Tem em conta a evolução do valor unitário e os dividendos distribuídos ao longo do período, bem como as taxas de subscrição e de gestão suportadas pelo investidor. 

CORUM L'Épargne, SAS com capital social de 101.304,09 euros RCS Paris No. 851 245 183, com sede social em 1 rue Euler 75008 Paris, registada na ORIAS sob o número 20002932 (www.orias. fr) na sua qualidade de consultor de investimentos financeiros, membro do CNCIF, câmara aprovada pela AMF, como agente bancário e de serviços de pagamento, como agente intermediário de seguros e como agente de seguros geral sob a supervisão da ACPR, 4, place de Budapeste CS 92459 75436 Paris Cedex 9. 
O visto SCPI CORUM Origin n°12-17 da AMF de 24/07/2012 é gerido pela CORUM Asset Management, uma empresa independente de gestão de ativos, 1 rue Euler 75008 Paris AMF aprovação GP-11000012 de 14 de Abril de 2011.