Artigos

Atualização sobre a situação na Ucrânia

A situação na Ucrânia e as suas repercussões internacionais são uma fonte de preocupação para todos nós, Estados, cidadãos, empresas, empregados, investidores e sócios. 

Após os primeiros dias de espanto perante uma guerra que se desenrola diante dos nossos olhos às portas da Europa, estamos agora preocupados com as consequências deste conflito na nossa vida quotidiana durante os meses e anos vindouros. E os investimentos e poupanças fazem parte da nossa vida quotidiana porque nos ajudam a preparar para o futuro.

Neste contexto, gostaríamos de lembrar que os produtos da gama CORUM Investments se baseiam em ativos e investimentos imobiliários altamente diversificados e rigorosamente selecionados, uma estratégia que tem sido sempre favorecida pelas equipas do Grupo CORUM.

Sem presença na Rússia nem na Ucrânia

Antes de mais, nenhum dos fundos imobiliários da CORUM Investments tem qualquer propriedade na Rússia ou na Ucrânia.

Ativos diversificados, investidos em países seguros

Desde a sua criação, os fundos CORUM Origin e CORUM XL limitaram os seus investimentos aos países da União Europeia, incluindo o Reino Unido, que na altura era membro. Este âmbito foi alargado à Noruega em 2019 e ao Canadá em 2020 para o CORUM XL. De facto, os 17 países em que estes dois fundos imobiliários investem são todos membros da NATO ou da União Europeia. 

Na parte oriental da Europa, estes fundos imobiliários possuem propriedades nos Estados Bálticos e na Polónia. O mercado imobiliário comercial polaco não foi afetado pela invasão russa da Ucrânia em 2014. As empresas internacionais que operam agora na Ucrânia começaram a transferir os seus empregados e operações para a Polónia, o que poderia beneficiá-la a médio prazo. De notar também que os inquilinos CORUM XL pagam as suas rendas em euros. 

Em com conjunto com as iniciativas locais, já apoiámos as ações do Alior Bank, um inquilino do CORUM XL em Varsóvia, que decidiu criar um centro de dia para crianças refugiadas no edifício. Apoiaremos todas as medidas tomadas pelos inquilinos para ajudar a população ucraniana. 

Empresas internacionais, com bastante diversificação

Os arrendatários dos imóveis destes fundos, tal como as empresas em que os fundos investem, poderiam ser parcialmente afetados por este conflito à porta da Europa. Estes são grupos internacionais, eles próprios altamente diversificados, que têm operações em todo o mundo e são capazes de absorver as consequências. 

Além disso, o compromisso dos inquilinos com os arrendamentos a longo prazo aumenta a viabilidade da cobrança das rendas.

O nosso conselho: diversificar, e não exagerar no momento

Face a uma situação de crise que evolui diariamente, dois princípios essenciais devem continuar a guiá-lo: favorecer uma visão diversificada dos seus investimentos e não exagerar no momento. Com isto em mente, permanecemos à sua disposição para responder às suas perguntas.

 

Os produtos comercializados pela CORUM Investments são investimentos a longo prazo que apresentam um risco de perda de capital, nenhuma garantia de rendimento e liquidez limitada. O desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.

Os fundos imobiliários CORUM Origin, AMF visa no. 12-17 de 24 de Julho de 2012 e CORUM XL, AMF visa no. 19-10 de 28 de Maio de 2019, são geridos pela CORUM Asset Management, uma empresa de gestão de carteiras, SAS com um capital social de 600.000 euros, RCS PARIS no. 531 636 546. Escritório registado na rua Euler 1, 75008 Paris. Aprovação da AMF GP-11000012 de 14 de Abril de 2011.