Artigos

Um selo ESG que combina responsabilidade e desempenho

Por

FRÉDÉRIC PUZIN

Quando nos confia as suas poupanças, sabe como as vamos tratar: com empenho e um objetivo de desempenho. É este compromisso que lhe devemos, que nos levou a fazer do CORUM Eurion um fundo com selo ESG (Investimento Socialmente Responsável). E fazemo-lo com o sentido de dever que sempre defendemos.

O selo ESG é uma espécie de rótulo, que significa que o fundo imobiliário se compromete a tomar várias medidas para tornar os seus ativos mais eficientes do ponto de vista energético e mais ecológicos. Isto é algo importante para o Grupo CORUM, para os nossos acionistas e para o nosso desempenho. Sabemos que no futuro, os edifícios com os diferentes selos terão mais liquidez no mercado e serão mais procurados pelos investidores.

Primeiro ponto: A crise climática

Já não só pensamos ou falamos sobre isso, como agimos de acordo com isso. O nosso negócio baseia-se em projetos (a longo prazo) e no futuro. Vai desde os painéis solares no telhado, à utilização de água, ao controlo do consumo de eletricidade no edifício. E estes são critérios que estabelecemos com cada um dos nossos arrendatários. Trabalhamos bem em conjunto e, de certa forma, isto reforça a ligação com os nossos arrendatários. Além disso, não se trata apenas do aspeto ambiental direto, mas também do aspeto social - por exemplo, tornar mais fácil para os funcionários chegar aos edifícios de escritórios.

ISR Label

Segundo ponto: as suas preocupações

Você, que escolheu investir connosco, pede-nos que sejamos responsáveis. E, portanto, investir com uma dimensão ambiental, social e de governação (ESG) é uma procura crescente. Exige também transparência. E isso não é novidade: confiam-nos as vossas poupanças, por isso é natural que vos mantenhamos informados sobre a forma como as estamos a utilizar.

ISR Label

E terceiro: a performance do seu investimento

A seleção de edifícios de alta qualidade e o aumento do valor dos nossos ativos faz parte da nossa estratégia atual e da nossa gestão a longo prazo. É do interesse de todos melhorar os edifícios - do ponto de vista da sua pegada ecológica, tendo em conta os desenvolvimentos na sociedade, e da qualidade de vida dos utilizadores. Isto inclui os arrendatários, que sempre colocámos no centro da nossa estratégia: um arrendatário satisfeito está preparado para se comprometer a longo prazo - e isso só pode ser bom para os seus investimentos. Insistimos em ter uma relação direta com os nossos arrendatários porque nós próprios fazemos a gestão, e este é um diálogo adicional - muito importante - que estabelecemos com eles. Eles investem connosco e isso torna-os ainda mais apegados aos edifícios.

Mas será que investimentos mais ecológicos e energeticamente mais eficientes proporcionam necessariamente menos rendimento? Pensar no futuro é bom para o planeta e para os outros, mas também para nós próprios. No CORUM acreditamos que não é preciso escolher entre responsabilidade social e investimentos rentáveis. Com este selo ESG, formalizamos os pontos de atenção que não queríamos esperar para incluir na estratégia do fundo imobiliário CORUM Eurion.

E a nossa posição não mudou: investimentos concretos e compreensíveis que se concentram no desempenho.

Fotografias: PAUL STARINK