Artigos

Situação no Reino Unido: impacto para o fundo CORUM XL?

O Reino Unido está atualmente a atravessar um período delicado, com inflação em alta, crise governamental, conflitos sociais e riscos de escassez de energia e mesmo de alimentos. Neste contexto, a libra esterlina está a sofrer flutuações que podem ser motivo de preocupação: subindo para mais de 1,21 euros por £1 em Março, caiu brevemente para quase 1,11 euros por £1 no final de Setembro. Está agora a 1,15 euros por £1.

Existe o risco de os ativos britânicos do fundo CORUM XL se depreciarem? O objetivo da taxa interna de retorno (TIR)1 de 10% está em questão? Qual é o impacto nos seus clientes no caso de uma retirada imediata de unidades?

 

Imóveis adquiridos a um preço médio (e baixo) de 1,14 euros

O CORUM XL foi lançado em 2017 para capturar oportunidades pós-Brexit. Desde o início, confiou em nós, e com razão. Em cinco anos, adquirimos 37 propriedades no Reino Unido, tirando partido das taxas de câmbio euro/libra esterlina que são favoráveis aos investidores.

Estas compras foram feitas a uma taxa média de 1,14 euros. Com exceção de dez dias no final de Setembro/início de Outubro, a libra esterlina tem-se mantido acima deste nível ao longo de 2022. O preço de 1,14 euros é historicamente baixo durante os últimos 20 anos, como mostra o gráfico abaixo.

GBP-EUR Graph

 

Fonte: CORUM

Qual é o impacto deste preço médio de compra de 1,14 euros para o CORUM XL? Apesar do valor da libra fraco atualmente, os bens do fundo não estão a sofrer qualquer depreciação. Pelo contrário, quanto mais baixo o preço, maior o potencial de ganhos de capital e maior a possibilidade de gerar um melhor desempenho a longo prazo. A meta de 10% de TIR continua, portanto, a ser alcançável. Deve também lembrar-se que o preço unitário do CORUM XL foi revalorizado em 3,17% em 1 de Junho, o que também contribui para o desempenho deste fundo.

 

Aproveitar as oportunidades positivas e negativas

O importante continua a ser a capacidade do CORUM XL de negociar bem as suas aquisições e de tirar partido das taxas de câmbio, tanto positivas como negativas. Os períodos de declínio são favoráveis aos investimentos. A 30 de Setembro, CORUM XL conseguiu adquirir o seu primeiro edifício no coração de Londres por 16,5 milhões de euros e um rendimento de compra2  de 6,45%. Quanto aos períodos de crescimento, eles permitem que os bens do fundo aumentem de valor.

A este respeito, vale a pena notar uma particularidade do Reino Unido, onde os avaliadores de imóveis são responsáveis quando determinam o valor de um imóvel. Durante as avaliações anuais obrigatórias dos bens do fundo, estes tendem a ser conservadores quanto ao valor dos bens detidos. Como resultado, ter um preço de mercado potencialmente superior a estes valores de avaliação aumenta ainda mais as perspetivas de ganhos de capital sobre a revenda dos ativos do CORUM XL.

Finalmente, é de notar que o impacto da taxa de câmbio nas rendas recebidas é virtualmente neutro, uma vez que os edifícios foram adquiridos a um nível baixo de libras esterlinas.

 

Potencial de valorização

Conclusão: os gestores do CORUM XL estão confiantes quanto às avaliações esperadas no final de 2022. Reiteram a sua confiança no mercado britânico, que continua a oferecer condições historicamente favoráveis à compra, e onde a valorização da moeda a longo prazo poderia levar a um aumento concreto no valor dos ativos do fundo.

"A nossa confiança no mercado do Reino Unido nunca vacilou. O baixo nível da moeda britânica, as tensões no mercado britânico e a nossa capacidade de investir com pouco recurso a crédito permitiram-nos agarrar oportunidades no Reino Unido. A libra recuperou desde que o Banco de Inglaterra apoiou as obrigações do Estado e o governo reviu o seu programa fiscal; a demissão de Liz Truss deverá confirmar esta tendência. A chave para gerir o seu REIT será escolher as janelas certas para comprar e vender. É preciso pensar a longo prazo no mercado imobiliário", diz Philippe Cervesi, Diretor do Investimento Imobiliário - CORUM AM.

 

1. A taxa interna de retorno (TIR) mede a rentabilidade do investimento durante um determinado período e tem em conta a evolução do valor unitário, os dividendos distribuídos ao longo do período, bem como as taxas de subscrição e de gestão suportadas pelo investidor.

2. Os investimentos feitos pelo CORUM XL não são uma garantia do seu desempenho futuro. O rendimento das propriedades no momento da aquisição não tem em conta as despesas do SCPI e não condiciona o seu desempenho anual.

Comprar ações do fundo CORUM XL é um investimento imobiliário. Como todos os investimentos imobiliários, é um investimento a longo prazo com liquidez limitada. Recomendamos um período de investimento de 10 anos. Este investimento envolve riscos. Em primeiro lugar, há um risco de perda de capital. Além disso, o rendimento não é garantido e dependerá da evolução do mercado imobiliário e da taxa de câmbio. Note que a sociedade gestora CORUM não garante o resgate das suas unidades. Finalmente, como com qualquer investimento, lembre-se que o desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.