Artigos

O impacto do Coronavírus

O impacto económico da epidemia Covid-19 é inegável, tanto a nível nacional como mundial. No que diz respeito às soluções de poupança oferecidas pela CORUM, este impacto pode fazer sentir-se de duas formas:
  1. Uma diminuição da performance anual e, como tal, do dividendo mensal pago aos investidores
  2. Uma diminuição no valor dos edifícios, resultando numa diminuição do valor da ação

 

CORUM Origin e CORUM XL: diversificação e investimento a longo prazo
Para lidar com estas situações, as nossas soluções imobiliárias têm grandes vantagens, incluindo uma diversificação quase única entre as soluções de poupança:
  1. Um portefólio de 126 edifícios no CORUM Origin e 34 no CORUM XL
  2. Edifícios localizados num total de 16 países da Europa (13 no CORUM Origin e 11 no CORUM XL)
  3. Mais de 250 arrendatários (242 no CORUM Origin e 73 no CORUM XL) de diferentes setores de atividade e criteriosamente selecionados pela sua capacidade financeira
A diversificação é uma boa proteção: por exemplo, assumindo que 30% dos nossos arrendatários deixariam de pagar a renda pelo período de um ano, a performance* de 6,26% alcançada por CORUM XL em 2019 passaria para 4,4%. É certamente dececionante em comparação com o objetivo de performance anual de 5% *, mas tal deve ser colocado em perspetiva no contexto desta crise.
 
Parte das questões relevantes que impactam as nossas soluções dizem respeito, em particular, aos arrendatários dos edifícios. A epidemia afeta muitos países Europeus: é, por isso, necessário pensar na situação à escala continental. A diversificação geográfica e setorial das nossas soluções imobiliárias é um trunfo importante na resistência a um fenómeno desta magnitude. No entanto, os efeitos reais que irão permanecer no final da crise, na economia de cada país, não poderão ser previstos agora.
 
Pensar a longo prazo também é uma proteção. Ao contrário dos mercados acionistas onde a volatilidade é elevada, as nossas soluções de investimento imobiliário estão ligadas à economia real e foram concebidas para lhe oferecer a melhor estabilidade possível no longo prazo. O mercado acionista nacional (PSI 20) perdeu mais 9%** do seu valor em apenas um dia. Uma perda equivalente no fundo CORUM Origin implicaria que 100% dos arrendatários deixassem de pagar as rendas durante um período de 18 meses.
 
 
A nossa resposta às dificuldades encontradas pelos nossos arrendatários
Hoje enfrentamos uma situação excecional. Temos de continuar a pensar a longo prazo, para além desta crise. Por isso, vamos ajudar os arrendatários mais afetados por esta crise, adiando o pagamento das suas rendas. Isto permitir-lhes-á ultrapassar esta difícil situação e retomar a sua atividade o mais rapidamente possível. Com esta ação, reunimos as condições para recuperar rapidamente a performance dos nossos fundos. E todos ficamos a ganhar com esta solidariedade; o pior cenário seria a posse de uma carteira imobiliária com edifícios sem arrendatários.
 
Em 24/03/2020, os pedidos de adiamento de rendas recebidos por parte dos nossos arrendatários teriam o seguinte impacto no total de rendas para o ano 2020:

 

Demandes report loyer

Por exemplo, se as receitas em 2019 tivessem sido impactadas da mesma forma, as performances anuais* de CORUM Origin e CORUM XL teriam sido as seguintes:

 

Exemple performances si report
 
 
CORUM Investments: A nossa equipa mobilizada para si
No seguimento da evolução da crise do Coronavírus, ativámos o nosso plano de continuidade do negócio: toda a nossa equipa continua disponível e realiza as suas tarefas em regime remoto, a partir de casa.
Neste período de confinamento, este plano permite-nos assegurar com tranquilidade:
  1. A gestão dos imóveis, mantendo uma relação ininterrupta com os nossos arrendatários
  2. A gestão dos seus investimentos e o apoio diário a todos os nossos investidores
 
 
Pode contar com a nossa mobilização durante esta crise. Toda a equipa da CORUM Investments está disponível para responder às suas perguntas.
 
Obrigado pela sua confiança.
A equipa CORUM Investments
 
 
 
 
**Taxa de rentabilidade ou distribuição: Taxa de distribuição sobre o Valor de Mercado, definida como o dividendo bruto, antes das retenções na fonte francesas e estrangeiras, pago no ano n (incluindo dividendos extraordinários intercalares e participação nas mais-valias distribuídas) pelo preço médio de compra do ano n da unidade. Este indicador permite avaliar a performance financeira do fundo.
 
**Com um rendimento (não garantido) de 6% ao ano para CORUM Origin, obtém-se um desempenho de 9% em 18 meses.
 
Adquirir ações dos fundos CORUM Origin e CORUM XL é efetuar um investimento imobiliário. Como qualquer investimento imobiliário, trata-se de um investimento a longo prazo, com um horizonte de investimento a 10 anos, cuja liquidez é limitada. Há o risco de perda do capital investido, os rendimentos não são garantidos e dependem da evolução do mercado imobiliário e das taxas de câmbio. A Sociedade Gestora não garante a revenda das ações. Como qualquer investimento, as rentabilidades passadas, não constituem garantia de rentabilidade futuro.