Artigos

O desempenho do Fundo Imobiliário CORUM Origin em 4 números concretos

Por Frédéric Puzin,
fundador da CORUM

 

Diz-se frequentemente que uma crise cria sempre vencedores e perdedores. Esta fórmula cínica obscurece as mulheres, homens, famílias e nações por detrás deste atalho. Mas esta fórmula também corresponde a uma realidade nos mercados. E o mercado imobiliário não é exceção. Confiou-nos as suas poupanças durante os últimos 10 anos e temos uma responsabilidade importante. Estas poupanças são o fruto do seu trabalho. Podem também ser o trabalho das gerações que o precederam. As suas poupanças são os seus projetos futuros e talvez os dos seus filhos ou mesmo dos seus netos. A nossa responsabilidade na crise atual é assegurar que as vossas poupanças continuem a ser um vencedor.

7,03 %*

O desempenho de 2021** do fundo imobiliário de CORUM Origin, que é superior ao objetivo de 6%.

9 imóveis vendidos em 2021

Este número ilustra a estratégia do fundo imobiliário, que está o mais próximo possível das realidades do mercado. 9 vendas, em 5 países, e 5 sectores diferentes. Falamos frequentemente deste mercado imobiliário nos Destaques: vender logística quando potenciais compradores lutam para comprar, evitar a área da saúde onde preços irracionais são uma ameaça ao capital investido, aproveitar oportunidades em instalações comerciais que os investidores abandonaram indiscriminadamente, causando um ajustamento realista em baixa dos preços, e não negligenciar o sector de escritórios, que se está a reinventar a si próprio. Nos últimos dois anos, temos procurado tirar partido de todas as reviravoltas para comprar e vender em boas condições. Isto permitiu-nos também renovar a carteira.

27,5 milhões em ganhos de capital excecionais

Esta é a consequência visível e inquestionável destas 9 vendas de propriedades em 2021: o montante total das mais-valias excecionais que lhe foram redistribuídas diretamente ascende a 27,5 milhões de euros. É bom quando um edifício aumenta de valor. Mas em termos concretos, desde que não seja vendido e o ganho da venda não lhe seja redistribuído, permanece teórico. Com estes ganhos de capital redistribuídos a si, a criação de valor é cristalizada e já não é teórica para as suas poupanças. O que é ganho já não é para ser retirado!

10 anos desde a criação do CORUM Origin

Este é o tempo que decorreu desde a criação do fundo imobiliário CORUM Origin. Durante estes 10 anos, o objetivo de retorno de 6% tem sido alcançado ano após ano. Não um retorno teórico, mas sob a forma de dividendos líquidos de taxas, pagos mensalmente na sua conta bancária. O desempenho passado não é garantia de desempenho futuro: este é um facto incontestável. Mas não diminui o orgulho que sentimos na CORUM Investments quando olhamos para o desempenho do CORUM Origin ao longo dos últimos 10 anos. E estamos confiantes no seu futuro, porque as simples receitas de gestão que fizeram dele um sucesso permanecerão as mesmas: ser oportunistas nos mercados imobiliários, utilizar estes mercados em vez de sofrer com eles, limitar a recolha de poupanças ao que somos capazes de investir para atingir o objetivo de 6% e colocar o arrendatário que paga a renda no centro da criação de valor e ao serviço dos seus investimentos. Sem renda paga, não há pagamento de dividendos.

 

As acções de origem CORUM são uma propriedade de investimento. Como qualquer propriedade de investimento, é também um investimento a longo prazo com liquidez limitada. Recomendamos um horizonte de investimento de 10 anos. Antes de mais, há um risco de perda de capital. Além disso, o capital investido e os rendimentos não são garantidos e dependem do desenvolvimento do mercado imobiliário. A CORUM Asset Management não garante a reaquisição das suas acções. Finalmente, como com qualquer investimento, o desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.

*Rendimento dos dividendos: O dividendo bruto, antes das deduções portuguesas e estrangeiras, pago no ano N (incluindo o dividendo extraordinário intercalar e a parte distribuída como ganhos de capital, ou seja, 1,25% em 2021), dividido pelo preço de compra da acção em 1 de Janeiro do ano N.

** Taxa interna de rentabilidade (TIR): Mede a rentabilidade do investimento durante um determinado período. Tem em conta a evolução do valor unitário, os dividendos distribuídos durante o período e as taxas de subscrição e gestão suportadas pelo investidor. Para o fundo CORUM Origin a 10 anos é de 6,60%.