Na imprensa

Mercado imobiliário em revista: O que marcou 2020

JANEIRO

Lei que permite "permanência vitalícia" de inquilinos entra em vigor

A nova lei do Direito Real de Habitação Duradoura (DHD), que permite estabelecer contratos para a “permanência vitalícia” dos moradores nas casas, entra em vigor esta sexta-feira, segundo o diploma publicado no Diário da República (9 de Janeiro).

Merlin Properties inicia construção do maior empreendimento logístico em Portugal

A Merlin Properties iniciou as obras do primeiro armazém da MERLIN Plataforma Logística Lisboa Norte (PLLN), um novo hub logístico, sendo o maior em termos de metros quadrados de toda a Península Ibérica.

Francisco Bacelar reeleito para presidente da ASMIP

Francisco Bacelar, reeleito para presidente da ASMIP – Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal, para o Triénio 2020-2022.

Início da construção da Torre Infinity, em Lisboa

A Vanguard Properties iniciou a construção da torre Infinity. A obra adjudicada à Mota-Engil vai prolongar-se por 28 meses. A Infinity, situada em Campolide, terá 26 pisos acima do solo e 195 apartamentos.

Norte-americana Blackstone vende quatro retail parks portugueses a investidor belga

O Aveiro Retail Park, Alverca Park, Santarém Retail Park e Lima Retail Park foram vendidos pela Blackstone à FRI2, um fundo gerido pela Mitiska REIM, o principal investidor especializado em Retail Parks de conveniência na Europa.

Norfin compra projecto Metropolis nos terrenos do antigo estádio de Alvalade

A Norfin, gestora de investimentos imobiliários do grupo Arrow Global, vai investir mais de 200 milhões de euros no projecto nos terrenos do antigo estádio de Alvalade, em Lisboa. A gestora comprou o Metropolis à Multi Corporation.

Promotor francês, WLA Properties, vende edifício em Lisboa à inglesa Signal Capital

A CBRE assessorou a Signal Capital (UK), representada localmente pela Square Asset Management (PT), na aquisição do edifício de escritórios na Rua D. Luís I, n.º5, em Lisboa, ao promotor francês, WLA Properties.

Vanguard Properties inicia construção do projecto Bayline no Algarve

Num investimento de 85 milhões de euros, a Vanguard Properties, arrancou com as obras do Bayline, um condomínio fechado situado a apenas 30 metros da Praia dos Pescadores em Armação de Pera, no Algarve.

Madrid é o novo projecto residencial de luxo no Areeiro

Com assinatura do arquitecto Miguel Saraiva, trata-se de um projecto de construção nova que tem um investimento na ordem dos oito milhões de euros, promovido pelos investidores norte-americanos RAAG Real Estate e a Lisbon Real Estate – Texas Giant e a Mosagate, com estrutura portuguesa mas com origem nos Emirados Árabes Unidos, com grande experiência em promoção imobiliária e noutras áreas de negócio nos EUA, Médio Oriente e África.

Espanhola Vía Célere avança com o empreendimento “Portodouro”

A empresa espanhola Vía Célere, uma das grandes promotoras imobiliárias no país vizinho, avança na construção do empreendimento Célere PortoDouro para o qual já obteve financiamento.

Avignon Capital entra em Portugal com a York Capital

A gestora de fundos imobiliários britânica Avignon Capital, entra em Portugal através de uma joint venture com a norte-americana York Capital, com a compra de um edifício de escritórios em Lisboa ao Santander por 22,3 milhões de euros.

Merlin Properties estreia-se na Bolsa de Lisboa

A Merlin Properties, SOCIMI, S.A. é a primeira SOCIMI espanhola a ser cotada no mercado regulado da Euronext. A empresa imobiliária é a maior cotada na bolsa de valores espanhola, especializada na aquisição e gestão de activos imobiliários comerciais na península ibérica.

Fundo MDSR adquiriu o centro comercial Nova Arcada, em Braga, à Caixa Geral de Depósitos

O Fundo MDSR adquiriu o centro comercial Nova Arcada, em Braga, à Caixa Geral de Depósitos. A Sonae Sierra vai manter a gestão e comercialização do centro comercial, que assegura desde 2012.

Reabilitação da antiga casa de praia de Dona Antónia Ferreira vais custar 4,5 milhões de euros

O projecto “Casa Ferreirinha” na Foz Velha no Porto, uma reabilitação da antiga casa de praia de Dona Antónia Ferreira, representa um investimento de 4,5 milhões de euros, por parte do Grupo Omega para receber um empreendimento residencial.

André Jordan Group investe 25 milhões na expansão do Belas Clube de Campo

O André Jordan Group investe 25 milhões de euros na construção de 50 novos apartamentos e 15 ‘townhouses’ no Belas Clube de Campo.

Cristiano Ronaldo e o Pestana vão abrir hotel na Gran Vía, em Madrid

Pestana CR7 Lifestyle Hotels apresenta primeiro hotel fora de Portugal. A Gran Vía Madrid vai ser a primeira concretização desta estratégia. O projecto foi apresentado, em Espanha, num investimento de 15 milhões de euros.

Beautique Hotels abre 3ª unidade em Lisboa num investimento de 11 milhões de euros

A marca Beautique Hotels inaugura na Rua da Madalena, em Lisboa, a 3ª unidade na sequência de um investimento de 11 milhões de euros e sob o tema da “saia da madalena” e do universo feminino.

Espanhola HIP compra The Lake Spa Resort em Vilamoura

A empresa espanhola HIP ( Hotel Investment Partners) anuncia hoje a sua primeira aquisição em Portugal, tendo chegado a acordo com a Oxy Capital para adquirir o Hotel The Lake Spa Resort, de 5 estrelas em Vilamoura.

Arquitecta paisagista Teresa Andresen distinguida com Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

A arquitecta paisagista e engenheira agrónoma Teresa Andresen venceu a 1.ª edição do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles, destinado a uma personalidade que se tenha destacado pelo seu trabalho no ambiente e na paisagem.

Sede da EDP e Centro de Artes Contemporâneas da Ribeira Grande (Açores) ganham Prémio Secil de Arquitectura

O XII Prémio Secil Arquitectura foi atribuído ‘ex aequo' à Sede Corporativa da EDP, em Lisboa, e ao Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, Açores, segundo um comunicado divulgado pelo Grupo Secil.

 

FEVEREIRO

Claude Berda compra 30% do capital da Insula Capital ao Grupo Fibeira

A PNI Portugal, detida pelo investidor franco-suíço Claude Alain Berda, adquiriu 30% do capital e dos direitos de voto da Insula Capital, detidos pela holding Fibeira.

Sonae Sierra e APG fazem parceria para Península Ibérica com a Allianz e a finlandesa Elo no mercado de shoppings

A Sonae Sierra recebe cerca de 525 milhões de euros no âmbito de um acordo de pareceria para a Península Ibérica que prevê a criação de uma 'joint venture' no sector de imobiliário de retalho, anunciou a empresa.

Fórum Castelo Branco foi vendido à portuguesa Square Asset Management por 20,35 milhões de euros

O Fórum Castelo Branco foi vendido à pela gestora portuguesa de fundos de investimento de imobiliário nacional Square Asset Management, por um valor de 20,35 milhões de euros.

Housers é a primeira plataforma de crowdfunding estrangeira a conseguir a autorização da CMVM

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu luz verde ao pedido da empresa em converter-se na primeira plataforma internacional de financiamento participativo a operar em Portugal.

Associação de Futebol de Lisboa compra edifício à Assimec para instalar a sua sede

A Assimec – Grupo A Silva e Silva, vendeu o edifício na rua Joaquim António de Aguiar, n.º 19, em Lisboa para a Associação de Futebol de Lisboa, que irá instalar neste edifício a sua nova sede.

Banco Santander vende edifício a fundo britânico por 22,3 milhões de euros

O Banco Santander vende edifício na Avenida Miguel Bombarda 4, em pleno CBD de Lisboa, ao fundo britânico Avignon Capital e York Capital Management, por um total de 22,3 milhões de euros.

Governo lança empreitada de abertura do canal do MetroBus em Coimbra

A empreitada de abertura do canal do MetroBus na Baixa de Coimbra vai ser lançada na quinta-feira, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, anunciou hoje a Metro Mondego (MM).

Alenquer: antiga fábrica da Chemina adquirida em hasta pública por promotor asiático

A antiga fábrica têxtil Chemina, abandonada há 20 anos, em Alenquer, vai ser vendida por 1,1 milhões de euros a um promotor asiático para a transformar numa unidade hoteleira vocacionada para tratamentos termais, anunciou hoje o município. A empresa Sunshine Life - Investimento Imobiliário Unipessoal Lda, detida por um promotor asiático, foi a única a concorrer à hasta pública.

Consórcio luso-francês investe 26 milhões de euros no Antas Build

O consórcio luso-francês, resultante da união da portuguesa Tecnibuild e da francesa Legendre, é o mais recente promotor imobiliário do Porto ao desenvolver o empreendimento Antas Build, num investimento de 26 milhões de euros.

Quinta da Casa Amarela: O novo projecto de Souto Moura no Porto

O arquitecto Eduardo Souto de Moura desenhou um dos mais luxuosos condomínios que está a nascer no Porto, nas imediações da Praça Velásquez, a Quinta da Casa Amarela, num investimento de 18 milhões de euros.

Sonae Capital vai abrir um hotel na Avenida dos Aliados, no Porto

A Sonae Capital, através da sua unidade de negócio de Hotelaria, vai abrir mais uma unidade hoteleira na cidade do Porto. Na Avenida dos Aliados, o novo hotel vai inaugurar no primeiro semestre de 2021 e contará com 70 quartos.

Vão ser criados 12 pólos turísticos na região de Lisboa

O Tejo e a criação de 12 pólos turísticos na região de Lisboa, são objectivos centrais do Plano Estratégico de Turismo de Lisboa 2020-2024.

 

MARÇO

Arranca projecto do EXEO Office Campus, no Parque das Nações, num investimento de 190 milhões

A Avenue começou a construção do seu projecto de escritórios em Lisboa, o EXEO Office Campus, no Parque das Nações, com a conclusão prevista do primeiro edifício no 2º semestre de 2021.

Novo grupo de investimento português Bondstone quer investir 400 milhões em imobiliário

Paulo Loureiro, empresário português e ex-director executivo do banco de investimento Morgan Stanley em Nova Iorque, fundou a Bondstone, uma empresa de investimento (“private equity”) e gestão de activos focada no sector imobiliário português.

Arrendamento do CCB para acolher presidência portuguesa da UE custará mais de 5 milhões

O arrendamento do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para acolher a presidência portuguesa da União Europeia, em 2021, custará mais de cinco milhões de euros, segundo a resolução publicada em Diário da República.

Câmara de Matosinhos embarga Hotel da Memória

A Câmara Municipal de Matosinhos anulou o referido acto de licenciamento, tendo notificado o promotor dessa anulação e do embargo da construção do Hotel da Memória é nulo, por estar inserido em Reserva Ecológica Nacional (REN).

EDP vendeu seis centrais hidroeléctricas em Portugal a três empresas francesas

A Comissão Europeia aprovou a aquisição de seis centrais hidroeléctricas em Portugal, propriedade da empresa portuguesa do sector da energia EDP, pelas empresas francesas ENGIE, Mirova e Prédica.

Fundo de Coesão vai investir 107 milhões para modernizar a rede do metropolitano do Porto

A Comissão Europeia aprovou hoje um pacote de investimento de mais de 1,4 mil milhões de euros de fundos da UE em 14 grandes projectos de infraestruturas em sete Estados-Membros, entre eles Portugal.

Famoso chalet de D.Maria Pia de Sabóia, no Estoril, vai ser um condomínio de luxo

Villa Maria Pia vai ser o novo empreendimento residencial de luxo, que vai nascer no antigo chalet da rainha D. Maria Pia de Sabóia, um dos lugares preferidos da monarca, que o habitou entre 1894 e 1910. Com promoção da Stone Capital, o projecto de arquitectura está a cargo da dupla de irmãos Nuno e José Mateus, do atelier ARX Portugal e os espaços verdes a cargo da NPK Arquitectos Paisagistas Associados. A construção ficou com a SANJOSE Portugal e a comercialização com a Porta da Frente / Christie's International Real Estate.

Lisboa arranca com 500 Casas de Renda Acessível em Entrecampos

Cerca de 500 casas para o Programa Renda Acessível da Câmara de Lisboa vão ser construídas na zona de Entrecampos, num projecto que inclui novos equipamentos e mais estacionamento na Avenida das Forças Armadas, anunciou a autarquia.

Covid-19: Governo cria moratória para pagamento da renda de casa

O Conselho de Ministros aprovou (26 de Março) uma proposta de lei que prevê um regime de mora no pagamento das rendas e habilita o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) a conceder empréstimos a inquilinos.

 

ABRIL

Siemens Gamesa compra a fábrica da Ria Blades em Vagos

Após a aquisição da Ria Blades, em Vagos, Portugal, a Siemens Gamesa concluiu a compra de activos seleccionados da Senvion anunciada em Outubro de 2019 (a aquisição dos activos Onshore Service e IP foi concluída em Janeiro de 2020). O preço total de compra dos activos seleccionados da Senvion, incluindo a unidade fabril em Vagos, os activos da Onshore European Services e a IP, é de 200 milhões de euros.

Zurich compra sede da sociedade de advogados Cuatrecasas em pleno Marquês de Pombal

A Prédio do Lado, proprietária da sede da Cuatrecasas no Marquês de Pombal, anunciou a venda, concretizada no final de Fevereiro, da sede da sociedade de avogados ibérica à Zurich.

Prata Riverside Village: VIC Properties inicia construção de mais três edifícios

A promotora VIC Properties iniciou a construção de mais três edifícios do Prata Riverside Village, um dos maiores projectos residenciais que está a ser desenvolvido em Lisboa e tem a assinatura do arquitecto italiano Renzo Piano.

Palminvest compra Grupo Bernardino Gomes por 300 milhões de euros

O Grupo Bernardino Gomes, detentor da cadeia hoteleira Hotéis Real, foi comprado pela Palminvest por 300 milhões de euros. O Grupo Bernardino Gomes, cujo fundador faleceu há uns anos num desastre de viação, detinha dez hotéis da marca Hotéis Real e ainda vários apartamentos, escritórios, armazéns e terrenos.

Projecto do Matadouro do arquitecto Kengo Kuma vai mesmo avançar

A reconversão do antigo Matadouro Industrial num pólo empresarial, cultural e social que vai transformar a zona oriental da cidade do Porto, vai mesmo avançar. A Câmara Municipal do Porto ganha recurso no TC - Tribunal de Contas.

Liberdade Premium Apartments: O novo projecto da Coporgest de 7,7 milhões no centro de Lisboa

Liberdade Premium Apartments, é o empreendimento desenvolvido pela Coporgest, em plena Avenida da Liberdade, Lisboa, e que representou um investimento total de 7,7 milhões de euros.

Hotel dos Reis é a próxima unidade hoteleira do Grupo "The Beautique Hotels" em Lisboa

A nova unidade hoteleira do Grupo "The Beautique Hotels" em Lisboa, que nascerá no segundo semestre de 2020, no quarteirão da Avenida Almirante Reis e da Rua Maria Andrade, tem um investimento de 5,4 milhões de euros.

Grupo israelita vai investir 100 milhões de euros em Portugal até 2023 e criar portefólio de 700 apartamentos

O grupo israelita Taga-Urbanic pretende investir em Portugal cerca de 100 milhões de euros até 2023 e criar, nos próximos cinco anos, um portefólio de cerca de 700 apartamentos reabilitados no Porto e em Lisboa.

Associação Portuguesa dos Materiais de Construção assume presidência da Federação Europeia

A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) assumiu, desde o início deste mês, a presidência da Federação Europeia dos Comerciantes de Produtos Sanitários e de Climatização (FEST).

Vila Dias: Assembleia Municipal de Lisboa aprova aquisição por 3,8 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje a aquisição da Vila Dias, antigo bairro operário situado na freguesia do Beato, por 3,8 milhões de euros, prevendo-se a reabilitação dos 160 fogos e de toda a zona envolvente.

Município de Leiria aprova projecto de 3,1 M€ para conversão da Villa Portela

A Villa Portela, edifício construído no centro de Leiria no final do século XIX, vai ser transformado em centro de artes, segundo proposta aprovada hoje em reunião do executivo municipal de Leiria, numa intervenção avaliada em 3,1 milhões de euros.

Comissão Europeia aprova aquisição da SPSI Portugal pela José de Mello Residências e Ageas Portugal

A Comissão Europeia aprovou a aquisição do controlo conjunto da Sociedade Portuguesa de Serviços de Apoio e Assistência a Idosos (SPSI) pelas empresas José de Mello Residências e Serviços (JMRS) e Ageas Portugal Holding.

Greenyard Logistics Portugal tem um novo centro logístico, em Vila de Conde

A Greenyard Logistics Portugal, um dos principais operadores logísticos em temperatura controlada, que presta serviços especializados de armazenagem, transporte e operações de valor acrescentado, em especial na área dos produtos alimentares perecíveis, tem um novo centro logístico, em Modivas, Vila de Conde.

IMT tem nova taxa única de 7,5% para imóveis acima de 1 milhão de euros

Os imóveis com valor patrimonial tributário (VPT) ou cujo valor de venda seja superior a um milhão de euros passaram a estar abrangidos por uma nova taxa única de 7,5% de Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas (IMT).

Finerge compra quatro parques solares fotovoltaicos em Portugal

A Glennmont Partners, um dos maiores gestores de fundos dedicados unicamente a investimentos em energias renováveis, vendeu à Finerge quatro parques solares fotovoltaicos em Portugal, localizados nos distritos de Santarém e Setúbal e no concelho de Loulé.

 

MAIO

Luz verde para a construção do Hospital Central do Alentejo por 180 milhões de euros

O grupo espanhol Acciona foi o vencedor do concurso público para a construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, num investimento de 180 milhões de euros.

VIC Properties compra Herdade do Pinheirinho para um investimento superior a 450 mihões de euros

A VIC Properties S.A. anuncia que acaba de adquirir a Herdade do Pinheirinho, situada em Melides, no concelho de Grândola, para um investimento total entre os 450 e os 500 milhões de euros que inclui aquisição do terreno, construção, infraestruturas, etc. O projecto de 200 hectares inclui hotéis, moradias, apartamentos, comércio e um Campo de Golfe.

Foz do Tejo no Jamor: Um projecto da Vanguard Properties de 280 milhões de euros

A Vanguard Properties lança mais um projecto desta vez no Jamor, em Oeiras. São cerca de 400 unidades residenciais, 25 moradias unifamiliares, cerca de 28.000 m2 de escritórios, hotel com 150 quartos e apart-hotel com 400 unidades, num investimento de 280 milhões de euros.

UCI coloca RMBS Green Belém 1, a primeira emissão de títulos verdes em Portugal

A UCI - Unión de Créditos Inmobiliarios, lança o primeiro fundo com certificação verde de Sustainalytics, para a descarbonização do parque habitacional na Península Ibérica, na melhoria da eficiência energética da habitação.

BEI e UCI vão promover projectos de eficiência energética em Espanha e Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e Unión de Créditos Inmobiliarios (UCI) preparam-se para financiar investimentos ecológicos na Península Ibérica, incluindo a reabilitação de edifícios existentes e a construção de novos imóveis de balanço energético quase nulo.

Açores com projecto de Economia Circular para o sector da construção civil

A Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, e o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC-Açores) anunciam o lançamento de um projecto de Economia Circular para o sector da construção civil que terá como palco os Açores e um financiamento de cerca de 500 mil euros por parte do EEA Grants Ambiente, suportado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants.

Grupo finlandês Pontos investe 30 milhões nas Villas Alcedo no Ombria Resort

O Grupo finlandês Pontos, proprietário e promotor do Ombria Resort, em Loulé, vai investir cerca de 30 milhões na construção das Villas Alcedo, um conjunto de 12 moradias isoladas de luxo.

Manuel Reis Campos reeleito presidente da AICCOPN

Manuel Reis Campos continua a assegurar a liderança da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas - AICCOPN, que representa actualmente mais de 6.000 empresas do sector da Construção e do Imobiliário.

Franceses da Nexity vão investir 68 milhões de euros em casas para portugueses

A promotora francesa Nexity apresenta um plano de desenvolvimento estratégico para Portugal que integra três projectos de imobiliário residencial, localizados no Dafundo, em Lisboa e em Leça da Palmeira, que representam um investimento global de 68 milhões de euros.

Novo regime permite autenticação de documentos e assinaturas via internet

Os conservadores e oficiais de registos, notários, advogados e solicitadores vão poder realizar actos autênticos, termos de autenticação de documentos particulares e reconhecimentos de letra e assinatura através da internet, anunciou o Ministério da Justiça.

Grupo JOYN compra edifício em Carnaxide por 4,5 milhões de euros

Grupo JOYN compra edifício em Carnaxide por 4,5 milhões de euros para instalar nova sede e partilhar espaço com outras empresas. O imóvel passa a designar-se edifício Joyn HQ.

BPI financia construção da primeira residência universitária na Covilhã

Caravel Devotion é a promotora do projecto de reabilitação de uma antiga fábrica de lanifícios localizada na Fonte do Lameiro, no centro da Covilhã, destinado à primeira residência de estudantes da região, num investimento de sete milhões de euros.

Porto com Sentido: Aprovado programa de arrendamento a custos acessíveis

A Assembleia Municipal do Porto aprovou a criação do programa Porto com Sentido, que visa introduzir no mercado de arrendamento habitações a custos acessíveis.

Parque Natural da Serra da Arrábida vai ter um novo eco-hotel

Localizado na zona do Cabo Espichel, em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, o novo eco-hotel, Etosoto tem o traço e conceptualização do arquitecto francês Julien Labrousse, que é também o seu proprietário.

Elvas vai receber mais um hotel num investimento de 4,5 milhões de euros

Um hotel de quatro estrelas vai ser construído em Elvas, no distrito de Portalegre, num investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, divulgou hoje o promotor do projecto, o empresário Miguel Mendão.

Portugal entra no top10 dos destinos mundiais de Congressos e Convenções

Portugal é o 10º país do mundo que mais recebe e organiza congressos e convenções, tendo subido uma posição desde o ano passado e mantendo o sétimo lugar a nível europeu, de acordo com o relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA) relativo a 2019.

 

JUNHO

Antiga central eléctrica em Lisboa vai ser transformada numa microcervejeira da Browers Company

Antiga central eléctrica localizada no Beato, em Lisboa, vai ser transformada numa microcervejeira, a Browers Company, do Super Bock Group e vai ter a assinatura dos arquitectos Eduardo Souto Moura e Nuno Graça Moura.

Portugal continua o 3º país mais seguro do Mundo e o 1º na Europa

No Global Peace Index (GPI), 'ranking' dos países mais seguros, Portugal mantém a terceira posição mundial sendo o primeiro do ranking a nível europeu.  No relatório do Institute for Economics & Peace, apenas a Islândia e a Nova Zelândia, ultrapassam Portugal.

SIGI do Bankinter e da Sonae Sierra entra em Bolsa

A Olimpo Real Estate Portugal, SIGI, S.A. (ORES Portugal), Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), lançada pelo Bankinter e pela Sonae Sierra no final do ano passado, admitida dia 24 de Junho, à cotação na Euronext Access Lisboa.

Beja: Está pronta a Central Fotovoltaica em Cuba

Está concluída a Central Fotovoltaica em Cuba, Beja, construída pelo dstgroup, no valor de 1.5 milhões de euros e que permitirá a produção de 1.735 MWh e a redução da emissão de 816 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

Smart Studios Carcavelos concluída para receber estudantes

A residência de estudantes Smart Studios Carcavelos já está operacional, colocando à disposição do mercado de arrendamento 301 estúdios e espaços de co-living, destinado a alunos, professores e jovens profissionais.

O'LIVING: O novo projecto do grupo suíço Mexto que traz mais 88 apartamentos para os Olivais

A Mexto, empresa de investimento imobiliário especializada no segmento de luxo, assinou a escritura para aquisição de um lote, nos Olivais, destinado à construção do seu primeiro projecto de mass market em Portugal. O O'LIVING, dividido em dois edifícios, terá um total de 86 apartamentos.

Portugal sobe duas posições no ranking global de competitividade e alcança o 37º lugar

No ranking global de competitividade do IMD World Competitiveness Center, Portugal regista uma subida de duas posições face a 2019, escalando do 39º para o 37º lugar.

Terraços de São Francisco: O novo projecto de luxo de Alcochete

Um condomínio de luxo de 170 fracções vai nascer em Alcochete, com vista para o Tejo e ponte Vasco da Gama. Distribuído por moradias e apartamentos o novo projecto é promovido pelo JPS Group.

Parque das Nações recebe o primeiro hotel da marca Moxy em Portugal

Está concluído o primeiro hotel da marca Moxy em Portugal, Junto à Gare do Oriente, no Parque das Nações, a marca dirigida aos Millennials, do universo Marriott, vai ser gerida pela cadeia hoteleira portuguesa, Hoti Hotéis.  O edifício que tem a assinatura do gabinete internacional de arquitectura Broadway Malyan,é promovido pelo promotor belga Krest Real Estate Investments, que está igualmente a desenvolver ao lado do edifício do hotel, uma torre de escritórios, designada K-Tower. 

Abre Hotel na Coudelaria de Alter do Chão do Vila Galé

Abriu a 9 de Junho o novo Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa, de 4 estrelas, integrado na Coudelaria de Alter do Chão, no Alto Alentejo, num investimento de dez milhões de euros.

Mercado do Bolhão recebe primeiro hotel Ibis com design Plaza da Europa e o primeiro em Portugal

O Grupo Accor anuncia a abertura do ibis Porto Centro Mercado do Bolhão, um hotel que visa revolucionar o conceito de hospitalidade e que representa um novo conceito de design e imagem da marca ibis em todo o mundo.

Novo edifício da sede da EDP desenhado pelo Pritzker 2016, o chileno Alejandro Aravena

O novo edifício EDP, em Lisboa, foi desenhado pelo vencedor do Pritzker 2016, o arquitecto chileno Alejandro Aravena, em colaboração com o arquitecto português Carrilho da Graça. O edifício será ocupado por cerca de 800 colaboradores da EDP que se encontram noutros espaços em Lisboa, aproximando-os da sede da empresa, inaugurada em 2015, na 24 de Julho e que tem a assinatura do arquitecto Aires Mateus.

Abre o primeiro hotel de montanha do Grupo Vila Galé e é na Serra da Estrela

O grupo Vila Galé abriu o seu primeiro hotel de montanha, o Vila Galé Serra da Estrela, em Manteigas, dedicado aos "Mitos, lendas, costumes e tradições da região serrana", num investimento de 10 milhões de euros.

Arquitecto Gonçalo Byrne é o novo presidente da Ordem dos Arquitectos

O arquitecto Gonçalo Byrne é o novo presidente do conselho directivo nacional da Ordem dos Arquitectos, de acordo com os resultados das eleições para os órgãos sociais.

 

JULHO

Projecto da espanhola Gestilar em Miraflores arranca num investimento de 26 milhões

A promotora imobiliária espanhola Gestilar adjudicou à Acciona a construção de um edifício residencial em Oeiras. A construção do Edifício Gestilar Residences Miraflores terá um custo de cerca de 26 milhões de euros e um prazo de duração de 23 meses.

Câmara de Lisboa lança concurso para construção de 70 fogos no Bairro Padre Cruz

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade, o lançamento da empreitada de construção de mais 70 fogos no Bairro Padre Cruz, com um preço base de 6,6 milhões de euros.

Novo Teatro Variedades no Parque Mayer vai custar cinco milhões de euros

A Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana vai avançar com as obras para a reabilitação e reconstrução do emblemático Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, num investimento de cinco milhões de euros.

Efacec passa para as 'mãos' do Estado

A Efacec, empresa portuguesa que opera nos sectores da energia, da engenharia e da mobilidade com mais de 70 anos fica para já, nas mãos do Estado, anunciou o Governo.

Lisboa arranca com construção de 128 fogos a preços acessíveis em Entrecampos

A Câmara Municipal de Lisboa lançou hoje a primeira pedra do primeiro lote de 128 fogos a preços acessíveis, de um total de cinco, na Avenida das Forças Armadas, orçado em 14 milhões de euros.

Francesa Corum procura em Portugal mais imóveis comerciais para comprar

A Corum, sociedade francesa que já investiu 60 milhões de euros na compra de imóveis em Portugal desde 2014, procura de oportunidades no imobiliário comercial para aumentar o portefólio dos seus fundos de investimento imobiliário.

Portugal considerado Transparente no Índice Global de Transparência Imobiliária

Portugal é considerado um país transparente no Índice Global de Transparência Imobiliária, um índice publicado de dois em dois anos pela JLL e LaSalle, ocupando agora o 26º lugar. Reino Unido, EUA, Austrália e França, estão no topo do Índice.

Comissão Europeia aprovou investimento de 50 milhões para linha de comboios Lisboa-Cascais

A Comissão Europeia aprovou hoje um investimento de 50 milhões de euros do Fundo de Coesão para modernizar a linha de caminhos de ferro de 25 km entre Lisboa e Cascais.

Sonae Tech Hub é o edifício mais sustentável em Portugal e integra o top 100 a nível mundial

Num investimento superior a 11 milhões de euros, Sonae Tech Hub, o mais recente edifício de escritórios do Sonae Campus, na Maia, foi distinguido com a Certificação LEED - Leadership in Energy & Environmental Design pelo United States Green Building Council, uma das mais reconhecidas entidades mundiais de certificação de projetos imobiliários sustentáveis.

Setúbal: Cidade do Conhecimento ganha forma

O Conselho Consultivo do Plano Estratégico da Cidade do Conhecimento de Setúbal reuniu-se pela primeira vez, para lançar as bases gerais da implementação deste projecto inovador, para o qual se ambiciona a captação de investimento de âmbito mundial.

Torre do projecto Portugália Plaza novamente 'chumbada' pela Câmara de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu que o pedido de licenciamento relativo ao polémico projeto Portugália Plaza, que previa um edifício em torre, deve ser indeferido e notificou o requerente. Em causa está o projecto de arquitectura de uma empreitada prevista para o quarteirão da Portugália, na freguesia de Arroios, da autoria da empresa ARX Portugal Arquitectos, que previa a construção de um edifício de 60 metros, depois alterado para 49 metros.

Câmara de Lisboa aprova alterações à operação de loteamento da antiga Feira Popular

A Câmara de Lisboa aprova alterações à operação de loteamento prevista para os terrenos da antiga Feira Popular, adquiridos pela Fidelidade, na condição de avaliar posteriormente os impactos decorrentes do parque de estacionamento e respetivas rampas de acesso.

Revive Natureza arranca com 16 imóveis para reabilitar

O arranque do Revive Natureza lançado pelo Governo inclui 16 imóveis em 12 municípios, que estão a concurso para requalificação, recuperação e valorização de imóveis públicos devolutos para fins turísticos.

VIC Properties vai avançar com o Plano de Descontaminação da Matinha

A VIC Properties, que vai construir um dos maiores empreendimentos em Lisboa, apresenta o Plano de Descontaminação dos solos da Matinha. Adquiridos pela VIC Properties em Junho do ano passado, os terrenos da Matinha, na freguesia de Marvila, em Lisboa, têm uma área de implantação de aproximadamente 20 hectares, com um total de 260.000 m2 previstos de área de construção acima do solo.  A Matinha será um dos maiores projectos imobiliários em Portugal, estando prevista a construção de 2000 novas habitações, assim como de diversas infraestruturas dedicadas ao lazer e aos serviços, que vão transformar esta parte da cidade numa zona de excelência para residir, trabalhar ou, simplesmente, visitar.

Metro Ligeiro de Superfície vai ligar ​Lisboa a Oeiras e a Loures

Num investimento de 490 milhões de euros, Lisboa, Oeiras e Loures vão ter um Metro Ligeiro de Superfície para ligar os três municípios.

Arranca construção do Hotel Meliã Lisboa

Arrancam os trabalhos de construção do hotel Meliã Lisboa, a primeira unidade de cinco estrelas gerida pela cadeia hoteleira espanhola em Portugal, com 240 quartos e deverá estar concluído em segunda metade de 2022.

The Icons Hotel a nova unidade que chega a Lisboa com ‘estrelas’ internacionais

Erik Ussene, CEO do grupo do TRIUS Hotels, revela que quer marcar a diferença na hoteleria em Portugal. A inauguração do The Icons Hotel, em Julho, num investimento de quatro milhões de euros é o início.

Grupo Jaime Poças abre o Vinha Boutique Hotel nas margens do Rio Douro

O grupo Jaime Poças abre o Vinha Boutique Hotel, uma unidade de cinco estrelas, localizada nas margens do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia. A nova unidade, de 38 quartos, mas que permite uma expansão futura, resulta da reabilitação do antigo palacete do seculo XIX e da construção de um novo edifício.

 

AGOSTO

SIGI do Bankinter e da Sonae Sierra adquire primeiros activos imobiliários em Portugal

Num investimento de 37 milhões de euros, a Olimpo Real Estate Portugal, SIGI, S.A. (ORES Portugal), Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI), lançada pelo Bankinter e pela Sonae Sierra no final de Junho, conclui as suas primeiras aquisições.

Ageas Portugal adquire o edifício Expo Tower no Parque das Nações

O Grupo Ageas Portugal anunciou a compra do edifício Expo Tower aos Fundos geridos pela Anchorage Capital Group e a Lace Investment Partners. Esta nova sede, assim como a do Porto, irão elevar para cerca de 500 milhões de euros o investimento total do Grupo no mercado imobiliário português até ao fim do ano 2021.

Porto: Trindade Domus vendido à Finangeste por mais de 40 milhões de euros

O multifacetado empreendimento imobiliário Trindade Domus, situado junto à Câmara do Porto, entre a Trindade e a icónica Avenida dos Aliados, mudou de mãos, num negócio assessorado pelo Departamento de Capital Markets da JLL.

Barreiro investe nove milhões de euros para criar um novo centro urbano da cidade

A Câmara do Barreiro vai investir nove milhões de euros no desenvolvimento do concelho, no distrito de Setúbal, com projectos que vão melhorar a mobilidade e a qualidade de vida das populações, anunciou a autarquia.

Wyndham Grand Algarve Residences é o novo projecto de luxo da Quinta do Lago

O Wyndham Grand Algarve Residences propriedade da cadeia americana que investiu na reabilitação do empreendimento Monte da Quinta Resort é o mais recente empreendimento da Quinta do Lago, em Loulé.

Habitat Invest entra na Madeira para projecto de luxo

A promotora imobiliária de capitais nacionais Habitat Invest, estreia-se na Ilha da Madeira, para desenvolver em parceria com um investidor estrangeiro, um projecto residencial de luxo.

Olive Nature Hotel & Spa a nova unidade hoteleira de Portugal dedicada ao azeite

Valpaços conta já a partir do início de Agosto com uma nova unidade hoteleira, o Olive Nature Hotel & Spa, com um espaço de SPA que procura valorizar os produtos endógenos, em particular o azeite.

Joya Del Casco: O boutique hotel que está a fazer sucesso em Sevilha e fala português

Joya Del Casco, no coração de Sevilha, em Espanha é a primeira internacionalização da Shiadu, cadeia portuguesa que se especializou no conceito de charme para Guesthouses. Andaluzia, aprovou e tem sido um sucesso.

Tomar já tem um hotel 5 estrelas

O “Hotel República” abriu em pleno centro histórico de Tomar, num investimento que ascendeu a 2 milhões de euros. O hotel resulta da transformação de um prédio de traça clássica na Praça da República que manteve a sua fachada, num projecto desenhado pelo Gabinete de Arquitectura Lourenço Gomes, também de Tomar.

 

SETEMBRO

Finangeste quer investir 500 milhões de euros em Portugal

A Finangeste, empresa de recuperação de créditos e gestão de activos imobiliários, acaba de concluir o empreendimento Caldas Terrace, um investimento de 10,5 milhões de euros e afirma que quer investir 500 milhões em Portugal.

Fundo holandês APG detém controlo exclusivo do Freeport e do Porto Fashion Outlet

O fundo APG, que comprou parte da Brisa, notificou a Autoridade da Concorrência da aquisição da totalidade do Freeport, em Alcochete, e do Porto Fashion Outlet, em Vila do Conde, revela um aviso publicado.

EQT compra o portal imobiliário idealista por 1,3 mil milhões de euros

O fundo de investimento da EQT IX (“EQT IX”) aprovou a aquisição do idealista pelo valor de 1,3 mil milhões de euros de fundos assessorados pela Apax Partners and management.

Convento do Carmo em Moura com projecto de arquitectura para "renascer" como hotel 5 estrelas

A Câmara de Moura licenciou o projecto de arquitectura do Convento do Carmo, imóvel degradado e que vai ser reconvertido num hotel de cinco estrelas no âmbito do Programa REVIVE, num investimento de 11 milhões de euros.

Ombria Resort instala um dos maiores sistemas de geotermia da Península Ibérica

Num investimento de dois milhões de euros, o Ombria Resort, em Loulé, no Algarve, está a instalar um dos maiores sistemas de geotermia da Península Ibérica, que estará concluído em finais de 2021.

Fundo britânico Henderson Park compra o Lagoas Park por 421 milhões de euros

O parque de escritórios Lagoas Park, em Oeiras, com 140 mil metros quadrados e onde a gigante Google ocupa o maior espaço, foi comprado pelo fundo britânico Henderson Park, por 421 milhões de euros.

Marina Gonçalves é a nova secretária de Estado da Habitação

A vice-presidente da bancada socialista Marina Gonçalves, assume a pasta da Secretaria de Estado da Habitação, substituindo Ana Pinho.

Suíça Capvest e Alain Gross investem em Portugal com o projecto Barreiro Riverside Park

A Fonciere Azur da Capvest Group, sediado na Suíça e Alain Gross, investidor privado estrangeiro, compraram 26 de lotes de terreno para a construção e desenvolvimento do projecto imobiliário Barreiro Riverside Park.

Concurso Internacional para a construção do Hospital de Sintra vai ser lançado

A Câmara Municipal de Sintra aprovou o lançamento do concurso internacional para a construção do hospital de Sintra no valor de 40,4 milhões de euros mais IVA.

MerlinProperties e BPI fecham acordo para a ocupação do edifício Monumental

A Merlin Properties e o banco BPI, assinaram um acordo para a ocupação de 19,500 m2 de área bruta locável, no histórico imóvel da Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, o edifício Monumental.

Caminha vai ter o "maior pavilhão multiusos" transfronteiriço do Alto Minho

A construção do "maior pavilhão multiusos" do distrito de Viana do Castelo, num investimento privado de oito milhões de euros, vai avançar "de imediato" e deverá estar concluído dentro de dois anos.

Terraços do Monte na Graça é o novo projecto da Vanguard Properties que investe 25 milhões de euros

Na zona da Graça em Lisboa, no alto da Rua Damasceno Monteiro, vai surgir o empreendimento Terraços do Monte na Graça, promovido pela Vanguard Properties, num investimento de 25 milhões de euros.

Obra de expansão do Metropolitano de Lisboa vai custar 210,2 milhões de euros

A obra de expansão do Metropolitano de Lisboa, compreende o prolongamento da estação Rato (da linha Amarela) à estação Cais do Sodré (da linha Verde) com duas novas estações: Estrela e Santos.

Palácio dos Correios é o novo projecto de escritórios da Invicta

Ao lado da Câmara Municipal do Porto, com frente para a Avenida dos Aliados e a Rua do Bonjardim, numa das localizações mais emblemáticas do centro histórico da cidade, o Palácio dos Correios recebe as primeiras empresas: A entidade intermunicipal Área Metropolitana do Porto e a tecnológica Bold, que, no seu conjunto, irão ocupar no corpo norte do edifício uma área superior a 2.500 m².

Arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha entrega acervo à Casa da Arquitetura

O acervo do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker 2006, foi incorporado na Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, no distrito do Porto.

Empresário alemão Dieter Morszeck investe 8 milhões de euros na Quinta do Paral

Após a venda da sua marca de malas Rimowa, Dieter Morszeck viu na Vidigueira a possibilidade de construir um negócio de família que envolvesse a sua paixão pela criação de vinhos de quinta e um hotel de luxo.

Portugal na presidência da European Travel Comission

Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, foi eleito para a presidência da ETC – European Travel Comission, passando a liderar, para além do Turismo de Portugal e pelos próximos quatro anos, esta importante organização europeia criada em 1948.

Quatro empreendimentos portugueses na lista dos melhores resorts de golfe da Europa

A revista Golf Digest apresentou uma lista dos resorts de golfe da Europa com melhores condições para os praticantes da modalidade. Quatro são portugueses. O Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort, situado nas proximidades de Óbidos, integra a lista, assim como o Monte Rei, em Vila Nova de Cadela, no Algarve, o Oitavos Dunes, em Cascais e a Quinta do Lago, no Algarve.

 

OUTUBRO

Parlamento Europeu aprova regras comuns para 'crowdfunding'

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje regras comuns para as plataformas de ‘crowdfunding’, um mecanismo de financiamento coletivo digital que junta potenciais investidores a negócios à procura de investimento, prevendo mais proteção para os que financiam.

Taguspark investe 11 milhões num novo edifício para a sede da multinacional Miniclip

A multinacional Miniclip vai ter uma nova sede no Taguspark, num investimento de 11 milhões de euros. O novo edifício no parque de ciência e tecnologia, localizado em Oeiras, vai receber o nome “Simulador II”.

Lisboa: Palacete Leitão adquirido pela igreja ismaelita do príncipe Aga Khan

A confissão islâmica ismaelita Imamat Ismaili, cujo imã é o príncipe Aga Khan, adquiriu por 13,5 milhões de euros o Palacete Leitão, em Lisboa. A propriedade, na Rua Marquês de Fronteira, é contígua ao terreno onde se situa o Palácio Henrique Mendonça projectado pelo arquitecto Ventura Terra em 1902 e adquirido em 2016 por 12 milhões de euros pela fundação do príncipe para sua sede.

Consórcio liderado pela holandesa APG conclui compra de 81,1% da Brisa

O consórcio liderado pela APG concluiu a aquisição de 81,1% do capital da Brisa, e prevê investir 1,2 mil milhões de euros na empresa portuguesa, em 15 anos.

Pacto Ecológico Europeu: Comissão lança Level(s) - o Quadro Europeu para os Edifícios Sustentáveis

A Comissão Europeia lança oficialmente o Level(s) - Quadro Europeu para os Edifícios Sustentáveis - associado aos objectivos do Pacto Ecológico Europeu para um sector da construção sustentável.

Real Estate Comics: Humor chega ao imobiliário através de Banda Desenhada

Vamos trazer humor ao imobiliário. Numa iniciativa pioneira, o Diário Imobiliário passa a ter uma Banda Desenhada. Com uma parceria com a equipa criativa da NBS, para brincar com coisas sérias do mundo imobiliário.

Ferreira do Zêzere vai ter um Eco Resort nas margens da albufeira de Castelo do Bode

A EIPWU – everything is possible with us, empresa criadora dos conceitos “7 Maravilhas de Portugal®” e “País das Maravilhas®” vai promover um eco resort na região de Ferreira do Zêzere, em local paradisíaco nas margens da albufeira da barragem de Castelo do Bode.

Grupo Ageas Portugal compra Kleya

O Grupo Ageas Portugal adquire a totalidade do capital social da Kleya, um projecto que facilita e agiliza o processo de estabelecimento de estrangeiros que pretendam residir, trabalhar ou estudar em Portugal, prestando um apoio personalizado e transversal desde a consultoria de investimento, procura de casa, serviços de assistência (assistentes pessoais) a todo o tratamento burocrático.

Bom Sucesso é o projecto de luxo que vai nascer na antiga Faculdade Moderna de Lisboa

A Vogue Homes, sociedade de gestão e investimento imobiliário, investe 27 milhões de euros no novo empreendimento de luxo que vai nascer na antiga Faculdade Moderna de Lisboa, junto ao rio Tejo.

Flower Tower vai trazer 108 novos apartamentos a Leça da Palmeira

Em Leça da Palmeira está a nascer um projecto residencial, promovvido pela Nexity. A Flower Tower de 21 pisos, promete marcar a diferença no panorama do Grande Porto, criando 108 novos apartamentos.

Antiga Universidade Moderna vai receber o maior projecto residencial da região de Setúbal

O Vitória Residence vai nascer da reconversão e ampliação da antiga Universidade Moderna, transformando-se neste momento, no maior projecto residencial da região de Setúbal, com grande foco no mercado internacional. Promovido pela Incentinveste, representa um investimento de 11 milhões de euros.

Senses Vilamoura é o novo projecto de luxo do Algarve num investimento de 20 milhões de euros

Promovido e construído pelo Grupo Costa&Carreira, o Senses Vilamoura, é o mais recente empreendimento de luxo do Algarve, com assinatura do arquitecto português Vasco Vieira e com um investimento de 20 milhões de euros.

Primeiro hotel Andaz em Lisboa com abertura prevista em 2024

A Hyatt Hotels Corporation anunciou este mês que a sua afiliada Hyatt chegou a um acordo com a Feuring Hotel Lissabon GmbH & Co. KG para abrir o primeiro hotel Andaz em Lisboa. O Andaz Lisboa vai ser o segundo hotel do grupo Hyatt na capital portuguesa, após a abertura prevista do Hyatt Regency Lisboa em 2022.

11 lugares portugueses no Top dos “100 Melhores Destinos Sustentáveis”

A 6.ª edição do concurso “100 Melhores Destinos Sustentáveis”, realizado pela Green Destinations, coloca 11 lugares ou regiões de Portugal na lista dos destinos mais sustentáveis do mundo.

Porto: Tapestry Collection da cadeia Hilton abre em 2021 primeiro hotel em Portugal

A Hilton estreia a sua marca de hotéis Tapestry Collection em Portugal no início do próximo Verão, com o Sé Catedral Hotel Porto, uma unidade com 77 quartos, bar e restaurante, além de estacionamento nas proximidades.

Álvaro Siza recebe hoje Prémio Nacional de Arquitectura de Espanha

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebe o Prémio Nacional de Arquitectura 2019, quase um ano depois do anúncio de que havia sido o primeiro arquitecto não-espanhol distinguido com o galardão.

 

NOVEMBRO

Sonae vende o Hotel Aqualuz em Lagos por 20,650 milhões de euros

A Sonae Capital vende o Aqualuz - Suite Hotel Apartamentos em Lagos, por um valor de 20,650 milhões de euros ao fundo de investimento imobiliário aberto Imofomento e continuará a ser operada pela SC Hospitality, unidade de negócio de exploração hoteleira da Sonae Capital.

Primeiro mega condomínio anti-aging e bem-estar de luxo da Europa vai nascer no Algarve

O South Valley – Luxury Health Village, que vai ser construído a 15 minutos de Albufeira, no Algarve, será o primeiro mega condomínio anti-aging e bem-estar de luxo da Europa.

SPX compra The Keys, na Quinta do Lago, por mais de 95 milhões de euros

A SPX – International Asset Management adquiriu o The Keys, projecto residencial inserido na Quinta do Lago, por um valor superior a 95 milhões de euros.

Skyline vai mudar a face de Vila Nova de Gaia e criar 500 postos de trabalho

Num investimento de 100 milhões de euros, o empreendimento Skyline da promotora israelita Fortera, tem a assinatura do arquitecto Eduardo Souto de Moura e vai ter um hotel, 100 apartamentos e um centro de congressos.

M7 investe 41 milhões de euros para comprar activos industriais e de escritórios em Portugal

A M7 Real Estate realizou uma join venture com investidores portugueses, criando o Fundo de Investimento Português (PIF)  e investiu 41 milhões de euros para comprar uma carteira de 10 activos industriais e de escritórios.

Lisboa fora do Top 10 dos destinos de investimento em imobiliário na Europa para 2021

Depois de ter sido o melhor destino de investimento em imobiliário na Europa em 2019 e de ter descido em 2020 para a 10ª posição, em 2021 está fora da lista do Top 10 do Emerging Trends in Real Estate®: Europe 2021, realizado pela PwC and the Urban Land Institute.

Israelitas investem 10 milhões no Porto na primeira unidade 'co-living' Willa do mundo

Duas residências seculares e um antigo bairro operário do Porto vão transformar-se em 2021 na primeira unidade mundial 'co-living' Willa, uma ‘startup’ israelita para habitação de luxo, com espaços partilhados, para combater a solidão dos seniores.

Grupo israelita Fortera vai reabilitar o Convento do Carmo num investimento de 10 milhões

O Grupo israelita Fortera anunciou que vai renovar o Convento do Carmo, em Braga, num investimento global que ascende a 10 milhões de euros e a entrada naquela cidade.

Hospital Central do Alentejo: construção adjudicada

O novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, cuja construção foi adjudicada, deverá ficar pronto até ao final de 2023, num investimento de mais de 200 milhões de euros.

Almada aprova reabilitação da zona ribeirinha do Cais do Ginjal num investimento de 300 milhões de euros

Finalmente a reabilitação da zona ribeirinha de Almada teve luz verde. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Plano de Pormenor Cais do Ginjal que visa a intervenção e requalifição profunda daquela área de Almada, num projecto conjunto com o Grupo AFA.

Norte do país recebe complexo logístico do grupo belga VGP

O novo VGP Park Santa Maria da Feira, é um dos primeiros projectos do grupo belga em Portugal e vai contar com o apoio da Savills. Serão mais de 30 mil metros quadrados disponíveis numa localização próxima da cidade do Porto.

Signal Capital Partners compra mais três edifícios na Quinta da Fonte por 20 milhões de euros

Detentora de 15 edifícíos do complexo de escritórios Quinta da Fonte, em Oeiras, a Signal Capital Partners, adquire mais três por um valor superior a 20 milhões de euros, representando um ganho superior a 7% em relação ao valor de avaliação dos activos.

sitio investe um milhão de euros em novos espaços partilhados

A empresa portuguesa sitio reforça aposta nos espaços de trabalho partilhados e vai abrir três novos espaços no Porto e em Lisboa, aumentando a sua rede para 21 localizações no País.

Abre o segundo hotel Campanile em Portugal

Em plena abre em Portugal uma nova unidade hoteleira. O Hotel Campanile Caldas da Rainha que representou um investimento de cinco milhões de euros e vai fortalecer o portefólio do Grupo português Flagworld.

Solar dos Montalvões vai receber o Hotel Santa Rita, Wellness & SPA Institute

O antigo Solar dos Montalvões, edifício histórico do Concelho de Chaves, que remonta ao século XVII, vai ressurgir como uma unidade hoteleira de 4****, o “Hotel Santa Rita, Wellness & SPA Institute”, com um total de 40 quartos e área Bem-Estar.

Projecto do Quarteirão do Rossio tem luz verde da Câmara de Lisboa

A recuperação do Quarteirão do Rossio, da antoga pastelaria Suiça e que é desde Fevereiro de 2018, propriedade da empresa JCKL Portugal – Investimentos Imobiliários,  foi aprovada por maioria na reunião da Câmara de Lisboa.

Lisboa mantém investimentos previstos para 2021 e investe 64 milhões de euros em Habitação

A Câmara de Lisboa anuncia que vai prosseguir em 2021 com todo o plano de investimentos previsto, nomeadamente na área da Habitação, que tem inscritos 64 milhões de euros no orçamento da autarquia para o próximo ano.

Nest Seekers: Imobiliária de Million Dollar Beach House da Netflix chega a Portugal

A Nest Seekers International, a imobiliária que produz Million Dollar Beach House, o programa sem guião mais visto a nível mundial da Netflix, começa a operar no mercado português, fruto de uma crescente procura  por parte dos seus clientes e investidores por propriedades em Portugal.

Câmara de Lisboa vai reabilitar quarteirão no Bairro Alto para renda acessível

Fernando Medina apresenta projecto arquitectónico de recuperação do quarteirão entre a Rua do Diário de Notícias e Rua do Norte, no Bairro Alto. São 45 apartamentos que a Câmara Municipal de Lisboa irá recuperar e colocar no programa de renda acessível, atraindo e fixando jovens famílias no coração da cidade.

Governo coloca mais sete imóveis no Fundo Revive Natureza

A Turismo Fundos abriu concursos para exploração de mais sete imóveis públicos devolutos afetos ao Fundo Revive Natureza, que serão requalificados para fins turísticos, depois de em Julho terem sido lançados concursos para 16 imóveis.

Grupo canadiano investe 20milhões de euros em hotel em Matosinhos

O Grupo Mercan/RA Group anunciou que pretende abrir no Verão de 2021 um novo hotel em Matosinhos, no distrito do Porto, com 108 apartamentos, que representa um investimento de 20 milhões de euros.

Centros Comerciais apresentam queixa contra o Estado em Bruxelas sobre rendas

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) apresenta queixa do Estado português à Comissão Europeia relativamente às medidas aprovadas no Orçamento Suplementar acerca dos descontos nas rendas dos lojistas.

Cristiano Ronaldo e grupo Pestana investem em novo hotel em Manchester

Cristiano Ronaldo, actual craque da Juve, vai investir junto com o Pestana Hotels, o maior grupo hoteleiro nacional, 27 milhões de libras (um pouco mais de 30 milhões de euros) naquele que será o futuro Hotel Pestana/CR7 Manchester.

O Estádio do Bonfim, a ‘casa’ do Vitória de Setúbal, passou a ser municipal

A escritura do direito de superfície, na sequência da recente aquisição, em hasta pública, por 1,5 milhões de euros, dos direitos de superfície do Estádio do Bonfim, foi feita em meados do mês de Novembro.

Lisboa é a terceira melhor cidade do mundo para os estrangeiros viverem

Depois do 6º lugar alcançado em 2019, este ano Lisboa sobe ao 3º lugar do ranking das melhores cidades do mundo para os estrangeiros viverem e trabalharem, no Expat City Ranking 2020.

Mediadora norte-americana eXp entra em Portugal

A eXp é a mediadora imobiliária com melhor desempenho nos Estados Unidos e em 2020 iniciou o seu processo de internacionalização, escolheu Portugal para ser um dos primeiros países a nível mundial a receber esta inovadora empresa, 100% virtual.

Madeira, Lisboa e Algarve são os melhores destinos do mundo

A Madeira continua a ser o Melhor Destino Insular do Mundo, na edição de 2020 dos World Travel Awards, que distinguiu também Lisboa como Melhor Destino City Break do Mundo e, o Algarve, como o Melhor Destino de Praia do Mundo.

Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira inauguram Museu na China

A  21 de Novembro, é inaugurado o MOAE - Humao Museum of Art and Education, em Dongquian Lake,  Ningbo , China, um projecto com assinatura dos arquitectos portugueses Álvaro Siza e Carlos Castanheira.

Morte do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles aos 98 anos

O arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, figura pioneira na arquitectura paisagista em Portugal, morreu hoje, em Lisboa, aos 98 anos, revelou à agência Lusa fonte próxima da família.

 

DEZEMBRO

Lisboa: Alto dos Moinhos vai receber o Majestic Residence com 99 apartamentos

O novo empreendimento da capital portuguesa é promovido pela Lusipark Gestão e Promoção Imobiliária, construído pela Constarte Construções, comercializado pela Century 21 e a assinatura do atelier Miguel Esteves Arquitectos.

Promotores brasileiro e português desenvolvem o maior projeto residencial de Vila Franca de Xira

Com vista para o rio Tejo, junto ao centro histórico e junto à A1,  Vila Viva é um projecto de construção nova, onde as empresas Estrutural Group e Rio Capital estão a investir 14 milhões de euros no maior empreendimento da região, com 85 apartamentos e dirigido à classe média portuguesa.

Fundo Quântico/Albatross promove mega projecto no Porto de 240 milhões de euros

O fundo Quântico/Albatross promove um empreendimento no Porto, onde prevê  1100 apartamentos distribuídos por seis lotes, representando um investimento estimado final de mais de 240 milhões de euros.

Rendas vão manter-se congeladas em 2021

O coeficiente de actualização para o arrendamento urbano e rural apurado pelo INE - Instituto Nacional de Estatística para vigorar entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021 é de 0,9997 o que, na prática, dita uma manutenção dos preços das rendas.

Primeiro promotor indiano a apostar em Portugal vai investir 150 milhões

É um dos grandes promotores imobiliários de Mombai (Bombaim), na Índia, e viu em Portugal uma grande oportunidade de investimento. O Sugee Group já investiu 6.5 milhões de euros em dois projectos em desenvolvimento e prevê mais 150 milhões em novos empreendimentos.

World Trade Center chega a Portugal num investimento de 120 milhões de euros

Entre Lisboa e Oeiras está a nascer um dos maiores edifícios de escritórios do país, o World Trade Center, construído e promovido pelo grupo Foz Vintage, representando um investimento de 120 milhões de euros.

Portugal sobe oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal subiu oito lugares em relação a 2019 no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas e foi o terceiro país com maior subida em políticas climáticas, atrás da Suécia e da Nova Zelândia. Índice de Desempenho em Alterações Climáticas 2021 (“Climate Change Performance Índex”, CCPI na sigla original)

Herdade da Contenda em Moura vence Prémio Nacional de Paisagem 2020

A Herdade da Contenda venceu o Prémio Nacional de Paisagem 2020, anunciou hoje o município de Moura (Beja), distinção que entregue  pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O fim dos Vistos Gold em Lisboa, Porto e Litoral

O tão anunciado fim da atribuição dos Vistos Gold nas áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e Litoral foi decidido e aprovado em Conselho de Ministros a 22 de Dezembro. Com esta medida, o Governo pretende deslocalizar o investimento estrangeiro em imobiliário para o interior.

Mondego Capital Partners alarga o seu portefólio num investimento de 45 milhões de euros

Mondego Capital Partners alarga o seu portefólio de empreendimentos imobiliários com a aquisição de novos projectos imobiliários de luxo no Chiado, Marquês de Pombal e Baixa em Lisboa, num investimento total de 45 milhões de euros.

Termas de Melgaço vão ter um Grande Hotel 4 estrelas

A empresa de capitais luso-franceses OCRAM Hotel Management vai investir cerca de 7,2 milhões de euros na construção do novo “Grande Hotel do Peso”, situado na localidade termal do Peso, a pouca distância de Melgaço. O investimento conta com o financiamento do Turismo de Portugal.

Hilton duplica portefólio de hotéis em Portugal

Quando no meio de uma crise nunca vista, causada por uma pandemia devastadora, um dos grandes empórios da hotelaria mundial anuncia a abertura de três novas unidades em Portugal, isso significa que o mercado nacional mantem e reforça, inclusive, o seu poder de atracção para turistas de todo o mundo e, consequentemente, de investidores.

 

Fonte: Diário Imobiliário