Na imprensa

Fundos CORUM: Investidores europeus permitem captar mais de 500M€

Em 2020, os fundos imobiliários da CORUM Investments continuaram a apresentar desempenhos sólidos e excederam, uma vez mais, os objectivos fixados. Os fundos comercializados em Portugal, o CORUM Origin e o CORUM XL, registaram performances de 6% e 5,66%, respectivamente.

Num ano profundamente marcado pela pandemia da Covid-19, a taxa de ocupação dos imóveis, detidos e geridos por ambos os fundos, manteve-se a um nível muito elevado (taxa de ocupação financeira superior a 98%), e a taxa de cobrança de rendas esteve próxima do normal.

O impacto dos efeitos da Covid-19 nas rendas foi marginal, tendo  reduzido a rentabilidade anual do CORUM Origin em apenas 0,08% e do CORUM XL em apenas 0,04%.

A CORUM gere os imóveis que adquire e o facto de centrar a aquisição dos imóveis em contratos de longo prazo e arrendatários com grande capacidade financeira, bem como a proximidade que mantém com os seus inquilinos permitiu-lhe, desde o início da pandemia, identificar as necessidades dos arrendatários e evitar incumprimentos nos pagamentos de renda ou rescisões de contratos.

José Gavino, director da CORUM em Portugal salienta que “num ano sem precedentes, a CORUM mereceu a confiança dos investidores europeus, que nos permitiram angariar mais de 500 milhões de euros. Oferecer novas soluções de poupança foi um elemento chave da nossa estratégia para satisfazer as necessidades e exigências dos aforradores. A satisfação dos nossos clientes é a nossa prioridade, tanto em termos de desempenho, serviços e diversidade de investimentos”.

Para José Gavino, “2021 oferece perspectivas mais tranquilizadoras em termos de saúde. Esperamos uma recuperação económica mais forte a partir da primavera, mas vamos acompanhar de perto as incertezas ligadas à Covid-19 e ao calendário de vacinação. Neste momento temos activos em sectores como a logística e supermercados a valorizar, e activos como os hotéis a desvalorizar”.

No ano passado, os fundos da CORUM investiram cerca de 680 milhões de euros e, pela primeira vez, foi realizado um investimento fora do continente europeu. O CORUM XL adquiriu uma propriedade industrial localizada na área da Grande Montreal, na província do Quebeque.

O investimento superou os 16 milhões de euros e o edifício é ocupado por uma farmacêutica.

Um marco histórico para a gestora de poupanças francesa que para 2021 mantém a estratégia de investimento de diversificar activos e procurar imóveis que sejam compatíveis com o objectivo de desempenho, aproveitando as oportunidades geradas pela situação económica no mercado imobiliário.

A CORUM fechou o ano com quase quatro mil milhões de euros de activos sob gestão e perto de 60 mil accionistas.

 

Fonte: Magazine Imobiliário