Na imprensa

Fundo imobiliário francês atento a oportunidades em Portugal

O fundo imobiliário francês CORUM já investiu mais de 100 milhões de euros em Portugal desde 2014 e continua atento a oportunidades no país.

“Acho que vai continuar [o investimento], com a dimensão própria do país. Encontraremos oportunidades em Portugal. Acredito que haja oportunidades”, disse o responsável do fundo para Portugal José Gavino num encontro com jornalistas na segunda-feira.

Sobre o tipo de imóveis a que estão atentos e as localizações preferidas, o gestor disse que “ainda está tudo em aberto”.

O fundo tem 14 imóveis sob sua gestão em Portugal e mais de 200 imóveis nos 18 países onde está presente, incluindo escritórios, hotéis, supermercados e armazéns.

“Não há propriamente uma tendência marcada de sectores. Vai depender essencialmente dos vendedores”, acrescentou.

Questionado se os preços dos imóveis em Portugal estão a arrefecer, o gestor rejeita esta possibilidade, apontando que continuam em alta à semelhança do que se passa no resto do sul da Europa.

“Não sentimos ainda a descida dos preços no sul da Europa”, disse José Gavino.

Depois de ter captado 1,2 mil milhões de euros em 2022 junto do seus clientes, a empresa espera captar 1,5 mil milhões este ano.

Entre os imóveis em Portugal, a CORUM conta com os supermercados Pingo Doce em Tondela, Vizela, Vila Nova de Cerveira ou Grijó.

O imóvel mais recente é uma unidade industrial em Benavente à Fusion Fuel, negócios fechado por 10 milhões de euros numa operação de sale and leaseback (compra de um imóvel para arrendá-lo depois ao antigo proprietário).

Em 2022, os dois maiores negócios do ano para a empresa foram a compra de um imóvel de 173 milhões de euros em Bruxelas e arrendado ao governo regional da Flandres, enquanto que na Alemanha vendeu um imóvel por 95 milhões em Frankfurt ao Deutsche Bank.

Os fundos imobiliários da CORUM atingiram os cinco mil milhões de euros sob gestão no final de 2022.

 

Fonte: O Jornal Económico