Comunicados de Imprensa

Corum paga mais de 11 milhões de euros em dividendos

A Corum, sociedade que desenvolve soluções de poupança, distribuiu, relativamente às rendas recebidas em março e já com a quarentena a decorrer, 11.8 milhões de euros pelos mais de 40.000 acionistas com direito a dividendo.

Os fundos de investimento imobiliário Corum Origin e Corum XL, comercializados em Portugal, dedicam-se em exclusivo a imóveis comerciais e pagam potenciais dividendos mensalmente.

O Corum XL pagou no início deste mês um dividendo relativo a março de 1,05 euros por ação. O Corum XL tem mais de 15.000 subscritores e investe por todo o mundo. No ano passado registou 6,26%* de rentabilidade anual e no total do ano pagou um dividendo médio mensal de 0,98 euros por ação. O valor de cada ação é de 189 euros, com todos os custos incluídos.

O Corum Origin, que tem mais de 30.000 subscritores, registou uma rendibilidade anual de 6,25%* no ano passado, e cada ação vale 1.090 euros, já com todos os custos incluídos.  O dividendo pago no início do mês, relativo a março ascende a 5,45 euros por ação. O valor médio do dividendo pago em 2019 foi de 5,44 euros por ação (excluindo dividendo extraordinário em dezembro).

José Gavino, diretor da Corum em Portugal reconhece que “o impacto económico da crise sanitária que afeta a Europa e o Mundo continua a ser incerto no entanto, os dividendos de março pagos pelos nossos fundos estão em linha com a remuneração distribuída no ano passado” e mostra-se confiante com a estratégia de diversificação que a Corum tem seguido nos últimos anos que, na sua opinião poderá contribuir para que esta crise “tenha um impacto relativamente ligeiro nos nossos fundos”. A Corum tem imóveis em 16 países que albergam empresas de diversos setores de atividade, uma estratégia seguida há vários anos para acautelar períodos de desaceleração económica.

O diretor da Corum em Portugal explica que “investimos exclusivamente em imóveis comerciais, que são arrendados a empresas escolhidas criteriosamente pela sua capacidade financeira. Empresas ligadas à economia real, de sectores como o retalho ou a saúde, entre outros, com contratos de longo prazo. E é a equipa da Corum quem faz a gestão integral dos edifícios, o que nas últimas semanas resultou num importante passo para a defesa dos interesses dos investidores uma vez que permitiu uma gestão rápida e próxima dos arrendatários”.

Já no final de março, a Corum adquiriu 7 edifícios em Espanha para o portefólio do fundo Corum Origin, arrendados à cadeia de hipermercados Family Cash, no valor de 33,7M€ e com uma rentabilidade de 7,12%. 

O Presidente da Corum, Frédéric Puzin, refere que “hoje enfrentamos uma situação excecional e, mais do que nunca, temos de continuar a pensar no longo prazo, para além da pandemia. Por isso, vamos ajudar os arrendatários mais afetados, adiando, se necessário, o pagamento das suas rendas. Isto vai permitir-lhes ultrapassar a atual conjuntura e retomar a atividade o mais rápido possível. Estamos a reunir todas as condições para manter a performance dos nossos fundos em níveis interessantes ainda em 2020. Todos ficamos a ganhar sendo solidários”.

Numa perspetiva de longo prazo, o Presidente da Corum, revela que “estamos atentos às oportunidades de mercado que se avizinham, como aconteceu, no mês passado, com a aquisição de uma cadeia de supermercados em Espanha. Acreditamos que vamos encontrar bons investimentos para o portefólio dos nossos fundos, foi o que aconteceu em 2014, quando fizemos a nossa primeira aquisição em Portugal, na altura a recuperar da crise de 2011”.