Vendée Globe 2020

A Vendée Globe é uma volta ao mundo à vela em solitário, sem escalas ou assistência que, a cada 4 anos, reúne os melhores navegadores para uma das provas desportivas mais difíceis do mundo, sendo frequentemente comparada, em dificuldade, à escalada do Monte Evereste, a montanha mais alta do mundo. No total, são mais de 40 mil quilómetros, o equivalente à circunferência do planeta Terra, em que os velejadores navegam nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico até regressarem ao ponto de partida. É um desafio climático extremo já que vento e frio são uma constante que dura mais de 2 meses.

No dia 8 de novembro de 2020, Nicolas Troussel, o skipper CORUM Investments, estará em Sables d'Olonne na linha de partida para a sua primeira Vendée Globe.

1989 - 2020 / 9ª edição

UM MITO BEM VIVO

Criada há três décadas por Philippe Jeantot, a Vendée Globe nunca parou de estimular e demonstrar o progresso da engenharia náutica. O tempo recorde  pertence a Armel Le Cléac’h, vencedor da última Vendée Globe, que terminou a prova em 774 dias, 3 horas, 35 minutos e 46 segundos, o que corresponde a menos 35 dias do que o primeiro vencedor em 1990, Titouan Lamazou, num percurso inalterado de 24 000 milhas (mais de 44 400 quilómetros). 

As oito primeiras edições desta corrida, apelidada de Evereste dos mares, permitiram que 167 concorrentes participassem na partida. Entre eles, apenas 89 participantes conseguiram cruzar a linha de chegada. Este número mostra claramente a extrema dificuldade deste evento. 

No domingo, dia 8 de novembro de 2020 pelas 13h02 será dada a partida da 9ª edição desta corrida mítica no porto de Sables d’Olonne, em França. Para esta edição de 2020-21, 34 barcos estarão presentes na linha de partida, dos quais oito são barcos novos com foils de última geração.

Os especialistas acreditam que o recorde da prova alcançado num IMOCA poderá ser superado por uma margem de vários dias. Será possível efetuar uma volta ao mundo em menos de 70 dias.
 

A rota Vendée Globe