Artigos

O que dizem os investidores: "Na CORUM, estamos a lidar com parceiros de alta qualidade"

Queríamos conhecê-lo melhor, compreender melhor as suas expectativas e as motivações que o levam a querer poupar de forma diferente, juntando-se à CORUM. Compreender como vive a sua experiência enquanto investidor CORUM é importante para continuarmos a melhorar. Um resumo da nossa reunião com Jean-Baptiste, um investidor há quase três anos.

 

Como teve conhecimento da CORUM Investments?

Jean-Baptiste: Tudo começou quando tentei compreender o que eram os fundos imobiliários... Não tinha quaisquer conhecimentos específicos sobre bens imóveis, por isso comecei a ler a imprensa especializada. Continuei a minha reflexão consultando vários rankings, que eram muito favoráveis à CORUM, tanto em termos de desempenho* como de qualidade dos ativos. Um amigo também elogiou a CORUM. Ao combinar estas diferentes fontes, formei a minha própria opinião e iniciei o contacto com a CORUM. As coisas foram muito simples. O assessor financeiro da CORUM foi muito recetivo e pude esclarecer todas as minhas dúvidas. Isto foi importante para mim, porque este processo de investimento é um compromisso a longo prazo.

 

Qual foi a sua principal razão para contactar a CORUM Investments?

Quis diversificar as minhas poupanças, não só para limitar os riscos, mas também para poder receber um rendimento regular, mensal e estável**.

 

Porque escolheu os fundos imobiliários em vez de comprar um apartamento para arrendar?

O que me motivou a investir em fundos foi, antes de mais, o desejo de não pôr todos os meus ovos num só cesto. Com um imóvel arrendado, nunca estamos a salvo de circunstâncias imprevistas, uma vizinhança difícil, uma deterioração do imóvel, etc. Na minha opinião, o fundo oferece várias vantagens: a partilha de riscos, o pagamento de rendimentos potenciais regulares, sem períodos de férias, e também a poupança de tempo graças ao trabalho realizado pela empresa de gestão. Em particular, os gestores certificam-se de que as rendas são pagas. Tive esta experiência durante a pandemia: não houve uma queda significativa dos dividendos durante este período.

Outra vantagem dos fundos é o facto de poder escalar o seu investimento ao longo do tempo. Ao contrário de um investimento direto, que absorve uma parte muito grande da poupança ou requer um financiamento substancial, um fundo permite investir gradualmente. O esforço de poupança é assim suavizado ao longo do tempo, o que torna possível a acumulação de capital [em troca de taxas de gestão e de um risco de perda de capital, nota do editor].

 

O que o atraiu na proposta da CORUM Investments?

Ao investigar o perfil da empresa, descobri a sua estrutura muito ágil e bem pensada. Os ativos detidos pelos fundos são particularmente diversificados. Isto é verdade de um ponto de vista tipológico com o retalho, escritórios, etc., o que favorece uma boa dispersão do risco sectorial. Isto também é verdade de um ponto de vista geográfico, com investimentos em vários países dentro e fora da zona Euro, e mesmo do outro lado do Atlântico. Fiquei também tranquilizado com a qualidade dos arrendatários, com empresas de primeira linha [grandes empresas e organismos institucionais como Carrefour, Fedex, Assurance Maladie, Booking.com, etc., Nota do editor] que limita o risco de insolvência. Finalmente, gostaria de mencionar a gestão muito dinâmica e proativa do portefólio imobiliário, e em particular a venda de edifícios, que permite a transmissão de potenciais ganhos de capital aos investidores.

Os fundos CORUM impuseram-se, portanto, como um produto completo e eficiente, cuja rentabilidade, regularidade e abordagem de menor risco eu aprecio. O crescimento rápido e sustentado do grupo CORUM exige respeito. Vejo-o como prova de que é possível ousar e perturbar um mercado através de novas soluções que provam ser eficazes.

 

Como avalia a sua relação com a CORUM Investments?

Acho que, na CORUM, estamos perante interlocutores de alta qualidade e isto merece ser sublinhado. Os assessores da CORUM são competentes, disponíveis e proativos, e o facto de nós, como clientes, sermos seguidos por um assessor dedicado permite-nos desenvolver uma relação muito mais pessoal, a longo prazo. O meu conselheiro conhece-me bem e por isso posso trabalhar com ele na elaboração de um plano de investimento, distribuir e calcular ao longo do tempo.

Também gosto de consultar os destaques que enviam todos os trimestres. Dá-me informação detalhada sobre os imóveis em que as minhas poupanças são investidas. Isto torna o meu investimento mais concreto: estes edifícios não são apenas palavras sobre um pedaço de papel. Com esta documentação, tenho também uma melhor compreensão das orientações estratégicas seguidas pelos gestores da CORUM. Todos estes elementos tranquilizam-me e reforçam a minha decisão de confiar na CORUM para gerir parte das minhas poupanças.

 

Por

ELISA NOLET

 

* O desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.

** Os rendimentos ou dividendos não são garantidos e podem flutuar ao longo do tempo.

Investir em fundos imobiliários é um investimento a longo prazo que envolve riscos. Comprar ações dos fundos CORUM Origin e CORUM XL é um investimento imobiliário. Como todos os investimentos imobiliários, é um investimento a longo prazo com liquidez limitada. Recomendamos um período de investimento de 10 anos. Existe o risco de perda de capital. Além disso, o rendimento não é garantido e dependerá da evolução do mercado imobiliário e da taxa de câmbio. Note que a sociedade gestora não garante o resgate das suas ações. Como com qualquer investimento, lembre-se que o desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.