Artigos

Fundo CORUM Origin vende um edifício na Alemanha e gera um ganho de capital recorde de quase 24 milhões de euros

O fundo CORUM Origin vendeu um edifício em Frankfurt (Alemanha) por 95 milhões de euros, arrendado ao Deutsche Bank. Tinha sido adquirido por 70,5 milhões de euros (excluindo taxas e comissões). O ganho de capital de quase 24 milhões de euros é um recorde para a CORUM na venda de um imóvel e será totalmente redistribuído aos investidores (que detenham ações do fundo a 31 de Dezembro de 2022) após dedução dos custos.

 

A CORUM concluiu hoje a venda de um edifício de escritórios que era detido pelo fundo CORUM Origin, por 95 milhões de euros.

O edifício de 48.000 metros quadrados foi adquirido há sete anos por 71,4 milhões de euros (incluindo taxas e comissões). A transação gera um ganho de capital bruto de quase 24 milhões de euros, ou cerca de 35% do preço de compra. Em termos de montante, este é o maior ganho de capital realizado pela CORUM num imóvel.

Esta mais-valia será totalmente redistribuída aos clientes do CORUM Origin após dedução das comissões, ou seja, uma mais-valia líquida de 18,5 milhões de euros distribuída entre os investidores do fundo a 31 de Dezembro de 2022, de acordo com a sua participação no CORUM Origin. Em termos concretos, isto representa mais de 8 euros por ação.

Esta mais-valia vem juntar-se aos 4,7 milhões de euros de mais-valias líquidas já realizadas pelo fundo CORUM Origin entre 1 de Janeiro e 30 de Novembro de 2022, dando uma mais-valia líquida total de 23,2 milhões de euros durante o ano de 2022.

Um exemplo de uma estratégia bem sucedida, desde a compra até à venda

Em 2015, a aquisição deste edifício foi recebida com algum ceticismo por parte do mercado. Por um lado, o arrendatário, o Deutsche Bank, tinha acabado de sofrer uma perda significativa como resultado da crise financeira grega; por outro lado, só este edifício representava 15,8% dos ativos do fundo (contra os 3,6% no final de 2021). A compra parecia arriscada. Os gestores da CORUM tinham uma visão completamente diferente. O rendimento na aquisição de 7,40% e o estudo aprofundado do negócio foram convincentes: as possibilidades de aumentar o valor do edifício e as perspetivas oferecidas pelo principal banco alemão, que tinha tomado as medidas necessárias para restaurar a sua rentabilidade, anunciavam uma oportunidade real. Os gestores tinham razão, pois o edifício gerou cerca de 43 milhões de euros em rendimentos de rendas durante os sete anos em que foi arrendado, representando um rendimento de 11,29% ao longo do período (taxa interna de rendimento2).

Um desempenho que excede os objetivos esperados para 2022

O CORUM Origin, o histórico fundo imobiliário da CORUM, foi o primeiro fundo no mercado a investir na Zona Euro, implementando uma estratégia de oportunidades e diversificação. A 30 de Novembro de 2022, detinha 150 propriedades em 13 países, representando um valor patrimonial total de 2,5 mil milhões de euros.

Graças a este forte posicionamento, o CORUM Origin sempre atingiu ou excedeu o seu objetivo de retorno1 de 6%, líquido de comissões de gestão. Em 2021, o fundo apresentava um retorno de 7,03% e uma TIR2 de 6,60% ao longo de dez anos. Este ano, deverá anunciar novamente um retorno de mais de 6%. Lembramos que o desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.

O ganho de capital gerado pela venda do edifício arrendado ao Deutsche Bank irá reforçar o nível de desempenho esperado para 2022 para o CORUM Origin. Da mesma forma que as rendas pagas pelos arrendatários, também as mais-valias, quando redistribuídas, constituem uma fonte de rendimento para os investidores.

Além disso, o fundo aumentou o seu preço unitário em 4,1% a 1 de Abril.

Tendo em conta os dividendos potenciais pagos este ano, o aumento do preço unitário e as mais-valias redistribuídas, o desempenho real que os investidores receberão este ano deverá exceder 10% (bruto de impostos portugueses e estrangeiros).

 

Os fundos imobiliários CORUM são investimentos a longo prazo que não oferecem qualquer garantia de retorno ou desempenho e implicam um risco de perda de capital e liquidez. Os rendimentos não são garantidos e dependem da evolução dos mercados imobiliários e financeiros e da taxa de câmbio. O desempenho passado não é indicativo de desempenho futuro.

1 Rendimento: taxa de distribuição, definida como o dividendo bruto, antes de impostos franceses e estrangeiros (pagos pelo fundo em nome do sócio), paga em relação ao ano N (incluindo dividendos provisórios excecionais e participação nas mais-valias distribuídas, 1,25% em 2021) dividida pelo preço de subscrição da unidade em 1 de Janeiro do ano N. Este indicador mede o desempenho financeiro anual do CORUM Origin.

2 A taxa interna de retorno (TIR) mede a rentabilidade do investimento durante um determinado período. Tem em conta a evolução do valor unitário e os dividendos distribuídos ao longo do período, bem como as taxas de subscrição e de gestão suportadas pelo investidor.