Artigos

Como diversificar os seus investimentos?

Por Frédéric Puzin

 

Num ambiente global de gestão de ativos, as opções de investimento para os investidores são cada vez mais diversas: desde casas, a contas de poupança, seguros de vida e fundos de investimento imobiliários. Há muitas opções de investimento que são relativamente adaptadas aos projetos de cada investidor.

A determinação das necessidades atuais e futuras de cada investidor é um passo fundamental na escolha de um investimento futuro. O investidor deve primeiramente determinar a sua capacidade de investimento, o seu horizonte de investimento e a sua tolerância ao risco. 

Não existe uma boa estratégia de investimento, apenas uma que seja adaptada à situação pessoal e financeira de cada um.

A diversificação é um elemento essencial a ter em conta nos projetos de investimento, mas não pode ser considerada um fim em si mesma.

O que significa diversificar os seus investimentos?

Como mencionado anteriormente, os objetivos de investimento são pessoais, diversos e variam de acordo com a situação financeira: financiar a educação dos seus filhos, aumentar o seu património, gerar rendimentos adicionais, preparar a reforma ou proporcionar proteção financeira à sua família. O período de investimento e a tolerância ao risco são também critérios que devem ser tidos em conta a fim de analisar corretamente a sua situação.

Quando se trata de investir, o risco zero não existe. Diversificar o seu investimento significa, portanto, espalhá-lo por diferentes tipos de investimentos: investimento na sua própria casa, depósitos de poupança, um mealheiro para despesas imprevistas, investimentos imobiliários através de um fundo imobiliário, ações, obrigações, etc.

A expressão "não colocar todos os seus ovos no mesmo cesto" ganha todo o seu significado quando se trata de aumentar o seu capital e rendimentos, mas ao mesmo tempo proteger os seus ativos dos riscos (ou ciclos) do mercado.

A questão de como investir o seu dinheiro é, portanto, crucial. Além disso, é bom saber que a diversificação de ativos desempenha um papel importante quando se tem um horizonte de investimento a longo prazo. Logo, avaliar uma relação risco/retorno em conformidade com os seus objetivos é crucial quando escolhe a forma de gerir o seu investimento.

Porque deve diversificar os seus investimentos?

Qualquer investimento envolve algum risco, algo que precisa de compreender antes de decidir prosseguir.

Além disso, a economia pode flutuar, com períodos de tendências ascendentes e descendentes. A longo prazo, diferentes tipos de investimentos (imóveis, ações, obrigações, etc.) tenderão a comportar-se de forma diferente, dependendo do clima económico. 

O papel da diversificação é o de espalhar e reduzir o risco de perda, quer investindo em diferentes investimentos, quer num investimento de natureza diversificada.

Espalhar os seus ativos é uma forma de lidar com diferentes cenários e antecipar os riscos associados a uma situação particular (por exemplo, uma crise económica que afeta um determinado país ou sector).

Como pode diversificar o seu investimento com um fundo imobiliário?

As principais vantagens de investir em ações de fundos imobiliários se baseiam na distribuição do risco de arrendamento.

Se tomarmos o exemplo do fundo imobiliário CORUM Origin e observarmos a composição do seu portfolio imobiliário, vemos que um acionista repartiu o seu investimento por 137 edifícios, que são arrendados a mais de 292 arrendatários, localizados em 13 países da zona euro (números em 31-12-2021).

Esta diversificação geográfica, sectorial e tipológica oferece a um investidor uma interessante dispersão de dois grandes riscos: o risco de perda de capital e o risco de renda.

Façamos uma comparação com um investimento direto de arrendamento; nesse caso, o investimento concentra-se num único apartamento ocupado por um único inquilino. Se a renda não for paga ou se o mercado imobiliário se deteriorar, isto pode ter um impacto direto na rentabilidade deste investimento. No caso de um fundo imobiliário, o rendimento que este distribui aos seus investidores sob a forma de dividendos provém das rendas que recebe dos seus variados arrendatários. Portanto, qualquer flutuação nas rendas tem um efeito direto sobre os rendimentos dos investidores. No entanto, se algum dos arrendatários nos edifícios do fundo imobiliário não cumprir as suas obrigações de pagamento, esse efeito direto será mitigado pelas outras rendas recebidas.

 

A CORUM sempre optou por beneficiar dos ciclos (no sector imobiliário, financeiro e monetário) ao mesmo tempo que diversificou os seus investimentos para repartir os riscos. Esta estratégia de diversificação é multifacetada e inclui o país e o sector em que o arrendatário opera, o tipo de propriedade (escritórios, lojas, negócios, logística, etc.) e até mesmo a moeda, no caso do CORUM XL. Esta estratégia tem como objetivo absorver quaisquer golpes causados por crises num determinado país ou sector e assim manter a rentabilidade dos fundos.