A aquisão de unidades de participação no fundo CORUM é um investimento imobiliário: trata-se portante de um investimento de logo prazo cuja liquidez é limitada e, o capital e os rendimentos não são garantidos

O que é uma SCPI?

Como funciona?

Uma Sociedade Civil de Investimento Imobiliário (SCPI) é uma empresa que adquire imóveis, por exemplo empresariais (escritórios, lojas, armazéns, parques de estacionamento, casas de repouso, etc.).

Na qualidade de investidor, o participante adquire unidades de participação na SCPI, tornando-se assim proprietário de uma parte de todos os seus imóveis proporcional ao seu investimento. Em contrapartida, a SCPI devolve-lhe uma parte das rendas cobradas.

Por investidores intendem-se geralmente pessoas singulares, empresas ou ainda pessoas coletivas.

Na qualidade de Sociedade Gestora na CORUM AM, encarregamo-nos de recolher dinheiro para investir esses fundos em bens imóveis. A nossa função abrange também a gestão do parque imobiliário e a redistribuição das rendas pelos investidores.

Ao contrário de um investimento directo em imobiliário, o investidor fica totalmente livre de ter de gerir o bem. A sociedade gestora da SCPI está obrigada a gerir os aspectos administrativos e de arrendamento, as obras, as vendas, a contabilidade e ainda os arrendatários. Estas várias operações constituem o cerne do know-how da sociedade gestora.

As SCPI são empresas reguladas pela Autoridade Francesa dos Mercados Financeiros (AMF). O seu património é avaliado todos os anos por um avaliador independente.