A equipa de vela CORUM Investments

A CORUM Investments procura sempre atingir novos patamares de performance e excelência. Com o chefe de equipa Greg Evrard e o nosso skipper Nicolas Troussel, criámos uma equipa de alto nível para o barco CORUM L'Épargne: a equipa de vela CORUM Investments. Esta equipa, 100% integrada na empresa, reúne 14 pessoas com competências técnicas, desportivas ou administrativas. Entre elas encontram-se três navegadores intrépidos, Sébastien Josse, Nicolas Lunven e Thomas Rouxel, que trazem consigo uma vasta experiência na navegação em alto mar.

Apresentamos-lhe os membros da equipa.

Nicolas Troussel - Skipper

Youtube_logo O perfil de Nicolas

Duplo vencedor da Solitaire du Figaro, prova de referência nas competições de longa distância, Nicolas é um homem de convicção. À imagem da CORUM Investments, o skipper desenvolve a sua estratégia de forma independente e não permite que ditem a sua trajetória.

O mais velho de três irmãos, Nicolas nasceu em Morlaix, em França, a 11 de maio de 1974 e cresceu junto ao mar a contemplar os barcos que partiam para a Route du Rhum. Desde criança que se sentia atraído por aquele espaço. Descobriu a vela graças aos cruzeiros de verão às Ilhas da Sicília, durante os quais travou amizade com Armel Le Cléac’h.

Juntamente com Jérémie Beyou, os três adolescentes formaram um trio que colecionava vitórias, primeiro em regatas nacionais e, em mais tarde, no prestigioso circuito Figaro Bénéteau. Nicolas venceu a Solitaire du Figaro em 2006 de forma brilhante e que acabou por dar origem a uma expressão: "fazer um Troussel", que significa um golpe estratégico audaz e muitas vezes vencedor. Entre Espanha e a Vendée, o skipper partiu do lado oposto da frota e criou numa só noite um distanciamento inultrapassável, que assegurou uma vitória absoluta. Repetiu a proeza em 2008 e entrou no círculo restrito dos duplos vencedores da prova.

Em nome do espírito desportivo, Nicolas apoiou Armel durante a Transat Jacques Vabre de 2007 e 2009. Em seguida, participou em sete edições da “Tour de France à la Voile” (Volta a França à Vela) como líder da sua própria tripulação.

Contudo, Nicolas tinha outras ambições e queria participar na derradeira competição: a Vendée Globe. Com este derradeiro desafio em mente, regressou em 2014 com uma corrida em solitário no circuito dos monocascos Class40.

Em 2018, tornou-se no skipper oficial do barco CORUM L’Épargne para uma primeira corrida: A Route du Rhum, durante a qual se viu infelizmente obrigado a abandonar a competição. A história continua em 2019 com a Transat Jacques Vabre, desta vez em duo com Jean Le Cam no seu monocasco IMOCA com as cores da CORUM Investments. Terminaram a corrida na 13ª posição, mas alcançaram o segundo lugar na categoria dos barcos de geração anterior, sem foils.
Simultaneamente, a CORUM Investments deu início à construção de um monocasco IMOCA (60 pés - 18,28 m) com tecnologia de ponta, de modo a oferecer ao seu skipper as melhores probabilidades de vitória na corrida Vendée Globe 2020, cuja partida terá lugar no dia 8 de novembro em Sables d’Olonne.

Palmarés

Solitaire du Figaro
9 participações / 2 vitórias (2006, 2008)
Trophée BPE
4
participações / 1 vitória (2007) / 1 segundo lugar (2001)
Transat AG2R
4 participações / 1 vitória (2004)
Route du Rhum
2 participações / 1 segundo lugar em Class40 (2010)
Transat Jacques Vabre
3 participações em IMOCA
Tour de France à la Voile
7 participações / 6 vezes no pódio
1 temporada com o trimarã Foncia d'Armel Le Cléac'h

Greg Evrard - Chefe de Equipa

Youtube_logo  O perfill de Greg 
 

Greg dirige a equipa de vela da CORUM Investments, mas é acima de tudo a sua força motriz. O seu papel consiste em garantir que todos os membros da equipa conseguem dar o seu melhor, para oferecer as condições ideais a Nicolas durante a partida da Vendée Globe.

 

GESTÃO

  • DÉCATHLON - Direção Financeira 1999 - 2004
  • NORTH SAILS - Diretor-adjunto e, em seguida, Diretor 2004 - 2018

 

VELA

Match Racing - Estratega de Mathieu Richard durante 17 anos

  • Top 5 mundial durante mais de dez anos
  • 2 vezes Vice-campeão do Mundo
  • 8 Vitórias na World Tour
  • 25 presenças no Pódio
  • 2 vitórias na "Tour de France"

 

Monotipo 
 

  • RC44 - Farr 30 - Melges 32 - Melges 24 - JOD35 - First Class 8 - J24
  • Campeão do Mundo de Farr 30
  • Campeonato ORMA (vitória em 2005) 
Uma equipa dedicada todos os dias
image
Gaby Bucau
Técnico, compósitos
image
Donatien Carme
Técnico, preparador
image
Hugo Chartier
Comunicação e apoio técnico
image
Jean-Marie Clément
Técnico, eletrologia
image
Basile Gautier
Técnico, preparador
image
Jean-Marie Keryel
Técnico, compósitos
image
Matthieu Hacquebart
Técnico
image
Nicolas Lunven
Performance / Velejador
image
Paul Médinger
Engenheiro
image
Ronan Le Rest
Técnico, enxárcia
image
Sébastien Josse
Velejador
image
Simon Troel
Desenvolvimento
image
Thomas Rouxel
Velejador
image
Tiphaine Renard
Administrativo, logística
image
Olly Young
Técnico, preparador