O impacto do Covid-19
Mensagem do Presidente

Hoje enfrentamos uma situação de gravidade excecional. No entanto, temos de continuar a pensar a longo prazo, para além desta crise e deste período de incerteza. A preocupação financeira de hoje deve estar no planeamento de uma poupança para o futuro. Porque partilhamos da mesma preocupação, e a par transparência que nos tem caracterizado, partilhamos toda a informação sobre a gestão e impacto da situação atual na Corum. Toda a equipa Corum está disponível para responder a qualquer questão.

Presidente da Corum, Frédéric Puzin

As nossas prioridades

A atual crise sanitária tem afetado todos os aspetos da nossa vida quotidiana. Na Corum, temos vindo a preparar-nos há anos para enfrentar cenários extremos deste tipo através da diversificação do nosso portfólio imobiliário e da nossa política de gestão de imóveis, 100% feita pelas nossas equipas de especialistas.

Adicionalmente, desde 16 de março, ativámos o nosso plano de continuidade do negócio: todos os nossos colaboradores trabalham agora remotamente, o que nos permite gerir o seu património com tranquilidade e garantir um apoio diário.

Aqui, pode acompanhar regularmente a evolução da situação, com total transparência.

Medidas de apoio aos nossos arrendatários

Informação relativa a julho

Apoiamos os arrendatários mais afetados, adiando o pagamento das suas rendas. Isto permitir-lhes-á ultrapassar esta difícil situação e retomar a atividade o mais rapidamente possível.

Estamos também extremamente vigilantes para não sermos objeto do comportamento pouco correto de arrendatários que tentem explorar a situação, mesmo que os seus negócios sejam moderadamente afetados ou a sua base financeira lhes permita passar os próximos meses sem dificuldades. Até à data de 21 de julho, os pedidos de suspensão e adiamento do pagamento de renda, bem como a previsão de futuros pedidos, representam 4,5% das rendas do fundo Corum Origin e 2,1% do fundo Corum XL.

Permanecemos transparentes quanto ao impacto desta medida. À data de 21 de julho, os pedidos de adiamento de rendas recebidos por parte dos nossos arrendatários, teriam o impacto no total das rendas para o ano 2020 conforme apresentado na imagem à direita. Atualizamos regularmente esta informação com base nos pedidos que recebermos.

*Taxa de rentabilidade ou distribuição: Taxa de distribuição sobre o Valor de Mercado, definida como o dividendo bruto, antes das retenções na fonte francesas e estrangeiras, pago no ano n (incluindo dividendos extraordinários intercalares e participação nas mais-valias distribuídas) pelo preço médio de compra do ano n da unidade. Este indicador permite avaliar a performance financeira dos fundos CORUM Origin e CORUM XL.

Equipa em Portugal
José Gavino
Diretor da Corum em Portugal jose.gavino@corum-am.com
Maria Tavares
Assessora Financeira maria.tavares@corum-am.com
Marcelo Capitão
Assessor Financeiro marcelo.capitao@corum-am.com

"(...) compreendemos como é difícil alcançarem os vossos objetivos. Renovamos a nossa confiança na Corum, acreditamos que esta crise vai chegar ao fim. A atividade voltará."

Marc e Françoise, clientes da Corum em França

20 de março de 2020 

 


Adquirir ações CORUM Origin e CORUM XL é efetuar um investimento imobiliário. Como qualquer investimento imobiliário, trata-se de um investimento a longo prazo, com um horizonte de investimento a 10 anos, cuja liquidez é limitada. Há o risco de perda do capital investido, os rendimentos não são garantidos e dependem da evolução do mercado imobiliário e das taxas de câmbio. A Sociedade Gestora não garante a revenda das ações. Como qualquer investimento, as rentabilidades passadas, não constituem garantia de rentabilidade futura.