A aquisição de unidades de participação no fundo CORUM (SCPI) é um investimento imobiliário: trata-se de um investimento de longo prazo cuja liquidez é limitada e, o capital e os rendimentos não são garantidos.

Glossário do investimento

PREÇO DO IMOBILIÁRIO

O preço do imobiliário é um dos indicadores da saúde desse setor. As suas variações fornecem informações sobre o desejo de investimento tanto das pessoas singulares como dos profissionais. O valor de venda dos bens imobiliários está sujeito a observação contínua por parte de entidades nacionais.

Preço do imobiliário de acordo com o local de implantação

Em França, a principal razão para a variação dos preços no imobiliário e essencialmente geográfica, e portanto muito especulativa. A proximidade de uma grande cidade, por exemplo, faz aumentar o preço do metro quadrado dos bens imobiliários, até se atingirem preços de venda muito mais elevados no centro da cidade. As diferenças de preços serão, como é hábito, mais vincadas entre Paris e a província, consoante o bem imobiliário se situe na costa ou no interior.

Mercados imobiliários profissional e residencial

O mercado do imobiliário divide-se em duas categorias: profissional e residencial. No primeiro, trata-se principalmente de escritórios, lojas, armazéns e edifícios industriais. O montante por metro quadrado depende prioritariamente da rendibilidade do imóvel e da sua antiguidade. O imobiliário de habitação subdivide-se em dois mercados: o novo e o usado. Em ambos os casos, o valor de venda da habitação será determinado por vários critérios, incluindo a idade e o resultado dos diferentes diagnósticos a realizar.

Os índices de preços e de rendas são importantes?

Entre os instrumentos de análise do imobiliário encontra-se o índice de referência das rendas francês ou IRL. Este indicador, que serve para a revisão do montante das rendas, calcula-se a partir da média dos preços de venda dos 12 últimos meses. Há outros indicadores, como o índice Notaires-INSEE ou os preços medianos e corrigidos de variações sazonais (CVS) que permitem estabelecer o valor dos imóveis e são informações importantes a acompanhar.

Informações imobiliárias a acompanhar para efetuar uma escolha

Antes de se investir numa habitação ou num produto financeiro, é essencial fazer pesquisas sobre os preços praticados. Profissionais como os notários partilham uma base de dados nacional e analisam em intervalos regulares as flutuações do imobiliário em Paris ou na província. O índice INSEE possui também um observatório dedicado a este tipo de estudos. Portanto, é importante comparar antes de se avançar!