A aquisição de unidades de participação no fundo CORUM (SCPI) é um investimento imobiliário: trata-se de um investimento de longo prazo cuja liquidez é limitada e, o capital e os rendimentos não são garantidos.

Glossário do investimento

IMOBILIÁRIO COMERCIAL

Chama-se “imobiliário comercial” a todos os bens imóveis destinados a profissionais para o exercício das suas atividades. É constituído entre outros por terrenos, edifícios administrativos, parques de estacionamento ou ainda instalações comerciais.

Mercado do imobiliário comercial 

Tal como o seu equivalente residencial, o imobiliário comercial constitui uma área de investimento que requer alguns conhecimentos. Há agentes imobiliários profissionais, possuidores de competências específicas neste mercado, que podem aconselhar e acompanhar os investidores nas suas escolhas. Têm de possuir carteira profissional para exercerem esse tipo de atividade.

Imobiliário comercial: porquê escolher este tipo de bens?

O mercado das propriedades imóveis empresariais distingue-se em certos aspetos relativamente ao mercado habitacional:

  • As despesas de gestão dos escritórios são menos elevadas.

  • A legislação é menos restritiva.

  • Os arrendamentos para profissionais são de maior duração.

  • Os riscos de falta de pagamento são reduzidos na medida em que as instalações são indispensáveis aos arrendatários para o exercício da sua atividade.

Composição do parque imobiliário comercial

Os produtos que integram a oferta profissional são armazéns, fábricas, edifícios comerciais ou ainda parques de estacionamento. Os escritórios representam a grande maioria deste parque. São imóveis geralmente localizados em zonas estratégicas, como o centro das cidades, as zonas francas ou a proximidade de estações ferroviárias e aeroportos.

Gestão do património

Os bens imóveis das empresas podem despertar o interesse tanto de particulares como de profissionais. Algumas empresas, que administram este tipo de bens, propõem produtos financeiros específicos neste domínio. Por exemplo, as Sociedades Civis de Investimento Imobiliário (SCPI) são plataformas de investimento que permitem aos particulares tornarem-se proprietáriosdeste tipo de imóveis de forma coletiva.