A aquisição de unidades de participação no fundo CORUM (SCPI) é um investimento imobiliário: trata-se de um investimento de longo prazo cuja liquidez é limitada e, o capital e os rendimentos não são garantidos.

Glossário do investimento

APOSENTAÇÃO (REFORMA)

A passagem à reforma é acompanhada da paragem da atividade profissional e do desaparecimento dos rendimentos provenientes do salário. É importante investir, na medida em que o dinheiro recebido passa a provir exclusivamente de uma pensão e do património constituído até então.

Aposentação: alteração dos rendimentos

O acesso à reforma dá-se quando uma pessoa atinge a idade estabelecida por lei ou o prazo de cotização pré-definido. Fala-se então de reforma “completa”. No plano administrativo trata-se de uma alteração de estatuto que é acompanhada de uma redução dos rendimentos. De facto, a remuneração da atividade deixa de ser recebida. A partir desse momento, os reformados recebem uma pensão paga pelo Estado cujo montante está indexado ao seu último salário.

Rendimentos dos aposentados de acordo com a sua pensão e o seu património

Para possuírem rendimentos complementares após saírem da vida ativa, algumas pessoas optam por constituir um património ao longo da sua carreira. Este é composto por um conjunto de bens materiais duráveis que podem ser imóveis ou móveis. Os bens imóveis podem ser arrendados para gerar lucros sob a forma de rendas, ou vendidos para realizar potenciais mais-valias.

Os ativos móveis como ações podem ser detidos por pessoas aposentadas. Para completar os seus rendimentos, é então necessário que vendam as suas ações a um preço superior ao valor de compra. As obrigações funcionam de forma diferente e remuneram o respetivo proprietário de acordo com uma taxa de juro fixada à partida.

Reforma com rendimentos de novo emprego

Por razões económicas ou pessoais, há pessoas aposentadas que assumem novo emprego, complementando assim os seus rendimentos. Por exemplo, há certos trabalhadores aposentados do setor público que são frequentemente procurados no setor privado para atividades específicas, como os militares para o setor da segurança.