A aquisição de participações no fundo CORUM é um investimento imobiliário: trata-se portanto de um investimento a longo-prazo cuja liquidez é limitada e o capital e os rendimentos não garantidos. Antes de qualquer investimento em CORUM, como para qualquer investimento imobiliário, deve assegurar-se de que esse investimento é adequado à sua situação patrimonial e aos seus objetivos de investimento. O montante que é razoável investir depende do património pessoal, do horizonte de investimento pretendido e da vontade do investidor em assumir os riscos específicos de um investimento imobiliário. Deve tomar conhecimento previamente dos documentos de informação, nomeadamente dos que são relativos às despesas e aos riscos inerentes aos investimentos em CORUM. O valor das unidades de participação e das receitas inerentes a CORUM tanto pode flutuar positiva como negativamente, em função da evolução dos mercados imobiliários e das condições de arrendamento dos imóveis. As rentabilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura. 

Investir em partição

O que é a partição?

Muitas vezes desconhecido, este mecanismo de investimento baseia-se num princípio simples: o desmembramento da unidade de participação CORUM em plena propriedade em 2 direitos: o usufruto e a nua propriedade por um prazo determinado de entre 3 e 20 anos.

 

  • Se comprar o usufruto de unidades de participação CORUM:
    • Beneficia de um desconto na unidade de participação,
    • Recebe os rendimentos das unidades de participação CORUM ao longo de toda a fase de partição.
  • Si vous privilégiez la nue-propriété :
    • Vous profitez d’une décôte sur l’achat de la part CORUM,
    • Vous ne percevez pas de revenu pendant la période de démembrement que vous avez choisie
    • Vous n’augmenterez pas votre imposition pendant la période de démembrement puisque vous ne percevrez pas de revenus, et commencerez à en percevoir au terme de la période choisie initialement

Comme tout achat immobilier, les possibilités de retrait ou de cession des parts CORUM en démembrement (usufruit ou nue-propriété) sont limitées, voire inexistantes. C’est pour cela que nous recommandons aux porteurs de parts démembrées de bien choisir leur durée de démembrement en fonction de leur situation personnelle, de façon à conserver leurs droits pendant toute cette durée de démembrement.

Prazo de partição (em anos)

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Nua propriedade (em %)

86 82 78 74 71 68 65 63 62 61 60 59 58 57 56 55 54 53

Usufruto (em %)

14 18 22 26 29 32 35 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47

 


 

Aquisição de unidades de participação CORUM em nua propriedade

Quando se adquire a nua propriedade de unidades de participação CORUM, adquire-se o direito de propriedade plena das mesmas no final do usufruto. 

Ao longo de toda a duração da partição (entre 3 e 20 anos), não se recebe qualquer rendimento, não se suporta qualquer despesa e não se aumenta a tributação. Em contrapartida, adquirem-se as unidades de participação com desconto da ordem dos 14% a 47% sobre o preço de compra. Quanto mais longo é o prazo da partição, mais elevado é o desconto.  

No fim da fase de partição, o titular torna-se automática e gratuitamente proprietário de pleno direito e pode decidir vender as unidades de participação para tirar partido de potenciais mais-valias, ou passar a receber os rendimentos de CORUM. 

 

O valor das unidades de participação e das receitas inerentes a CORUM tanto pode flutuar negativa como positivamente, em função da evolução dos mercados imobiliários e das condições de arrendamento dos imóveis. As rentabilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura.

Adquirir unidades de participação CORUM em usufruto

Quando comprar o usufruto de unidades de participação, recebe todas as receitas de CORUM ao longo do prazo escolhido inicialmente, entre 3 e 20 anos.

Na altura da compra, a sua parcela está compreendida entre 14% e 47% do montante em propriedade de pelo direito. Quanto mais longo for o prazo, por mais tempo receberá os rendimentos e mais elevada será a parcela a pagar na aquisição.

No final da partição, o usufruto extingue-se automaticamente e deixa então de receber mais receitas. 


 

Está interessado num investimento em partição?
Pode contactar um representante da Corum AM pelo telefone  211 221 827

 


 

Em caso de partição as possibilidades de resgate ou de alienação das unidades de participação são limitadas ou mesmo inexistentes. Aconselha-se aos portadores de unidades de participação em partição que conservem os seus direitos ao longo de todo o prazo de partição.